Moovit: app colaborativo facilita a vida de passageiros do transporte público

Por Redação | 19 de Dezembro de 2012 às 08h20

Convenhamos que esperar pelo ônibus, trem ou metrô nos dias de hoje não é fácil. São paradas e estações lotadas, veículos que não cumprem horário, isso quando não estão cheios demais. Mas um app chamado moovit chegou para tentar melhorar um pouco a experiência dos usuários do sistema público de transporte.

Trata-se de um aplicativo colaborativo, onde os passageiros podem compartilhar informações a respeito de sua experiência no transporte público, e funciona de forma parecida com aqueles disponíveis para motoristas driblarem o trânsito congestionado. São os próprios usuários que dizem para os outros se o transporte que está utilizando está lotado ou não, se está atrasado, além de dar dicas de opções alternativas de linhas de ônibus, por exemplo.

"Por ser um aplicativo baseado no crowdsourcing, quanto mais pessoas usarem, mais ele informará os melhores caminhos para ir de um ponto a outro da cidade. Isso é possível uma vez que, mantendo o aplicativo conectado, o moovit fornece o local exato da condução permitindo que as pessoas possam escolher seu melhor roteiro, saber os horários e outras informações", explica Nir Erez, CEO da empresa.

Moovit

O moovit mostra os arredores de onde o usuário está, incluindo todas as estações de transporte público mais próximas e outros usuários do moovit que estão na região. Também existe a opção de traçar rotas para verificar qual a melhor opção de transporte para o ponto de destino em cada viagem realizada.

A ideia surgiu em Israel, em meados de 2011 e, por lá, conseguiu reunir mais de 250 mil usuários em apenas seis meses de vida. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o aplicativo, e os primeiros a testá-lo são os paulistanos. Mas os desenvolvedores afirmam que, em breve, a experiência deve ser expandida. O aplicativo é gratuito e está disponível em versões para Android e iOS. Confira o vídeo de apresentação do moovit:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!