Microsoft anuncia Office Lens para iPhone e Android

Por Redação | 02.04.2015 às 16:10

A Microsoft anunciou que a partir de hoje usuários de dispositivos Android e iPhones poderão utilizar o seu aplicativo que transforma o smartphone em um scanner de bolso, o Office Lens. Com o app, é possível fotografar documentos em papel, recibos, cartões de visitas, anotações, e muito mais, por meio de uma interface bem simples e com a opção de envio para a nuvem em uma conta do OneNote.

O Office Lens foi lançado há cerca de um ano como um aplicativo exclusivo para dispositivos Windows Phone e, conforme informações da Microsoft, se tornou um dos aplicativos gratuitos mais populares da sua loja de aplicativos mobile.

Assim como a maioria dos aplicativos de scanner disponíveis no mercado, o Office Lens identifica o texto nas imagens usando o reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que permite a localização posterior do arquivo por meio de uma pesquisa por palavras-chave contidas no texto da imagem.

Office Lens

Imagem: Microsoft

O app também permite transformar imagens digitalizadas em arquivos compatíveis com formatos do Microsoft Office, como documentos do Word, apresentações do PowerPoint, PDFs e JPGs, por exemplo. O Office Lens permite ainda digitalizar cartões de visita e transformá-los em cartões de contatos que podem ser adicionados ao catálogo de endereços do smartphone do usuário.

Office Lens

Imagem: Microsoft

O app está disponível na App Store, enquanto usuários do Android estão sendo convidados a testar o preview do produto via Google+ antes que ele seja completamente liberado para o público final.

O lançamento do aplicativo para smartphones com sistema operacional da Apple e do Google faz parte da recente estratégia da Microsoft para abraçar outras plataformas. Atualmente, a Microsoft possui mais de 100 aplicativos disponíveis para Android e iOS.

Recentemente, a empresa de Redmond anunciou que a Samsung vai pré-instalar uma pasta intitulada "Microsoft Apps" na tela inicial do Galaxy S6. Ela irá trazer os aplicativos OneNote, OneDrive, e Skype e deve começar a aparecer em alguns “tablets selecionados” ainda no primeiro semestre deste ano. Além do acordo com a Samsung, a empresa anunciou novas parcerias com outros 10 fabricantes de hardware para pré-instalar sua pasta.

Via Office Blogs