IR: Brasileiros já podem enviar sua declaração através de smartphones e tablets

Por Redação | 01.04.2013 às 15:31

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (1) o primeiro aplicativo para aparelhos móveis equipados com iOS e Android para Declaração do Imposto de Renda, permitindo que os contribuintes preencham os documentos necessários e enviem suas declarações através dos seus smartphones e tablets. A aplicação estará disponível a partir de hoje (1) até o dia 30 de abril, quando termina o prazo para a entrega do IR neste ano.

O app, intitulado m-IRPF, ainda traz algumas restrições para a declaração do imposto em dispositivos móveis. Entre as pessoas que encontram restrição neste modo estão aquelas que tiveram rendimentos no exterior no último ano, lucros na bolsa de valores ou tiveram rendimentos de pessoas físicas como é o caso de advogados, médicos entre outros profissionais liberais.

Dicas para acertar na Declaração do Imposto de Renda 2013

Segundo dados da Receita Federal, o órgão espera receber 5 milhões de declarações através de dispositivos móveis este ano, número este razoavelmente abaixo do montante que o governo espera receber, de 26 milhões. Além disso, espera-se que o aplicativo móvel seja utilizado principalmente por pessoas físicas que tenham declarações mais simples.

Aplicativo Declaração Imposto de Renda

Foto: Divulgação

Depois de instalado o aplicativo em seu smartphone ou tablet, o contribuinte deverá informar o número do seu CPF para que o sistema realize uma busca cadastral nos sistemas da Receita Federal e informe caso o usuário tenha alguma restrição. A aplicação apresenta cinco quadros que deverão ser preenchidos como identificação do contribuinte, dependentes e alimentados, rendimentos recebidos, pagamentos efetuados, e bens e direitos.

Depois, os contribuintes deverão inserir dados para casos de restituição como, por exemplo, o número de sua conta bancária e no caso do imposto a pagar, ele também poderá informar a quantidade de cotas que deseja pagar. Após o envio, dois arquivos são gerados pelo sistema, um com a declaração enviada e outro com o recibo de entrega.

A aplicação m-IRPF já está disponível para download gratuito na Google Play e na iTunes App Store.