Grupo francês cria aplicativo para estimular o consumo responsável de álcool

Por Redação | 26 de Maio de 2014 às 10h03

A Pernod Ricard Brasil, multinacional francesa no mercado de bebidas alcoólicas, lançou o aplicativo Wise Drinking, cujo objetivo é fazer com que as pessoas consumam bebidas com responsabilidade. O app foi lançado no Responsib’All Day, evento anual que teve sua 4ª edição em 2014 e visa conscientizar sobre o consumo do álcool.

A iniciativa está ligada a um compromisso que a empresa assumiu com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2012 para reduzir os impactos negativos do consumo excessivo da substância. O Wise Drinking pretende ajudar o consumidor a se educar, entender os limites do consumo saudável de bebidas alcoólicas e estimular a responsabilidade ao beber.

O aplicativo é gratuito, mas seu download não é permitido para menores de idade. Nele, o usuário seleciona quais drinks está tomando e visualiza a quantidade de álcool presente no sangue. Paralelo a isso, o app também mostra dicas de consumo moderado e um espaço para salvar os contatos de 3 amigos para uma eventual emergência. Além disso, ainda é possível visualizar a localização de táxis e transportes públicos próximos ao local onde a pessoa está para garantir que ela volte para casa em segurança.

No vídeo abaixo, você pode conferir como o Wise Drinking funciona:

Sirley Lima, que está à frente da Responsabilidade Social da Pernod Ricard Brasil, disse que através do aplicativo os consumidores podem aprender sobre o teor alcoólico das bebidas enquanto recebem dicas de moderação. Ela acredita que essa forma leve de interação estimulará as pessoas a beberem de forma mais prudente.

Aqui no Brasil, o projeto de conscientização começou através de um concurso cultural realizado dentro da empresa. Os funcionários gravaram vídeos falando sobre a responsabilidade que as pessoas devem ter ao consumir bebidas alcoólicas. Após as atividades internas, os colaboradores divulgaram o Wise Drinking nas universidades, tentando atingir os jovens que compõem grande parte da população consumidora de bebibas do tipo.

O app está disponível para sistemas operacionais Android e iOS e pode ser baixado na Google Play Store e na App Store.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.