Governo de Helsinque pretende substituir carros por aplicativo

Por Redação | 19.07.2014 às 12:10

O governo da cidade finlandesa Helsinque anunciou um plano ambicioso para criar um aplicativo que forneça informações sobre todas as opções de transporte coletivo na cidade. Este serviço pretende incluir sugestões, como rotas para utilizar transporte via bicicleta ou táxi quando for apropriado. As sugestões levarão em conta o clima e outros fatores para ajudar os usuários.

Segundo o site Tech Guru Daily, as autoridades da cidade europeia querem eliminar os carros particulares das ruas da cidade até 2025. Visto que a maioria dos habitantes do município já utiliza o transporte público, essa pode não ser uma tarefa impossível. Para atingir esse objetivo, foi encomendado um estudo para obter informações sobre a mobilidade da cidade. O aplicativo para smartphones seria criado baseado nestas informações.

O projeto deverá ser implantado em etapas. Os primeiros testes deverão ser iniciados no próximo ano no sudoeste da cidade. Se for bem sucedido, outras localidades receberão o serviço de modo que toda a cidade esteja conectada até 2025.

Projetos ligados a transportes por meio de aplicativos não são novidade, mas o que faz desta iniciativa de Helsinque tão interessante e particular é a sua abrangência. O aplicativo pretende reunir todas as formas de transportes e ser customizado dependendo da localização e situação das ruas da cidade.

O uso de carros particulares já está em queda na capital finlandesa. Por isso, este pode ser o momento perfeito para introduzir este sistema. Se for bem sucedido na Finlândia, o aplicativo poderá ser copiado em outras partes do mundo.