Google Play ultrapassa App Store em downloads de aplicativos

Por Redação | 05 de Agosto de 2013 às 17h50

A Google Play ultrapassou pela primeira vez a iTunes App Store no volume de download de aplicativos no primeiro semestre deste ano, como revelam dados da App Annie. Mesmo superando a App Store em 10% no número de downloads, a loja do iOS permanece na liderança do lucro obtido com a venda de aplicações para dispositivos móveis.

Um dos principais fatores que ajudaram a Google Play a superar a App Store foi o aumento significativo no download de aplicações em países como Japão e Coreia do Sul no primeiro trimestre de 2013, enquanto no segundo trimestre o aumento foi sentido na Rússia e na Índia. Os cinco mercados de maior comercialização de aplicativos para Android são Europa, Índia, Coreia do Sul, Brasil e Rússia, e os mercados que mais consomem na App Store são Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido e Rússia.

Na geração de receita, a loja da Apple continua na liderança com 130% de rendimentos a mais do que a loja do Google. No entanto, de acordo com a Forbes, a liderança da App Store também tem diminuído, já que menos de dois anos atrás a receita da loja apresentava uma frente de mais de 400%.

Download apps Google Play e App Store

Reprodução: App Annie

A categoria mais buscada nas duas lojas é a de jogos, com o download de games na Google Play correspondendo a dois terços do total de aplicativos baixados – já na App Store esse número representa 40%. Depois dos jogos, na loja do Google os aplicativos mais baixados são os de mensagens instantâneas, produtividade, entretenimento, redes sociais e de viagens. Já na App Store, os usuários buscam depois dos jogos por aplicativos de entretenimento, foto e vídeo, produtividade e estilo de vida.