Facebook lança "acidentalmente" novo app para compartilhamento de vídeos e fotos

Por Redação | 10 de Junho de 2014 às 11h53
photo_camera Divulgação

O Facebook lançou nesta segunda-feira (09) na App Store seu novo app para compartilhamento de vídeos e fotos, o Slingshot. A ideia condiz com a estratégia de competição do Facebook nos dispositivos móveis, quebrando seu principal aplicativo em mini-aplicativos, com funções bem mais específicas. O curioso é que um representante da rede social confirmou ao Verge que o lançamento foi um acidente, já que a equipe ainda está trabalhando no aplicativo.

O Slingshot é um aplicativo que permite o compartilhamento de vídeos e fotos, com a ideia de “atirar” um conteúdo para os amigos. Contudo, segundo a matéria do TechCrunch, o app foge um pouco da proposta do Instagram e do principal concorrente, Snapchat. Nele, os amigos só poderão ver o que foi compartilhado se compartilharem algo de volta com você.

Slingshot3

O recurso parece projetado exatamente para produzir um grande efeito viral na rede e uma rápida disseminação do aplicativo, uma vez que o usuário será “obrigado” a compartilhar conteúdos se quiser ver o que for compartilhado pelos amigos, quase como um desbloqueio do conteúdo. Segundo a descrição do Slingshot na App Store, o aplicativo permite inserir as próprias legendas e desenhos na imagem.

Slingshot4

Para alguns o lançamento do Facebook “empresta” conceitos desenvolvidos em vários outros aplicativos. O app é bastante semelhante ao Taptalk, por exemplo e há até quem diga que os engenheiros que trabalham para Mark Zuckerberg estavam estudando uma forma de imitá-lo. O conceito de "atirar conteúdo" utilizado pelo Slingshot também não é novo – ele se popularizou com o app Rando, que foi abandonado em março.

O próprio Facebook já tentou emplacar um aplicativo semelhante ao Snapchat anteriormente. Conhecido como "Poke", ele não foi bem aceito entre os usuários e recentemente deixou de ser disponibilizado na App Store.

Slingshot2

O Slingshot está disponível apenas em alguns mercados para, ao que tudo indica, um período de testes. O que é incomum é a ausência do mercado americano, o principal do Facebook e onde normalmente são feitos os primeiros testes dos produtos da companhia.

Nos mercados onde já está disponível, o Slingshot pode ser baixado pelo iTunes. Por enquanto, ainda não há uma versão para Android e nem previsão de sua chegada.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.