Facebook elege app de startup brasileira como um dos melhores de 2014

Por Redação | 06 de Abril de 2015 às 08h10
photo_camera Divulgação

Há duas semanas, o Facebook realizou sua conferência F8 voltada para desenvolvedores. Durante o evento, a companhia aproveitou para anunciar a primeira edição do FbStart Apps do Ano, que faz parte do programa FB Start, que apoia startups em fase inicial que criam plataformas para dispositivos móveis, oferecendo ferramentas gratuitas para que essas novas empresas impulsionem seus negócios.

O que pode ter passado batido é que o aplicativo vencedor na categoria América Latina foi o Qranio, criado pelo brasileiro Samir Iasbeck. Lançado no fim de 2011, o app tenta conciliar aprendizado com diversão por meio de um conteúdo educacional baseado em quiz de perguntas e respostas. A cada acerto, o usuário ganha moedas virtuais chamadas de QI$, que podem ser trocadas por acessórios, descontos em restaurantes e outros prêmios.

Atualmente, o serviço possui mais de 1 milhão de cadastrados e 18 milhões de perguntas respondidas. Em março de 2012, a startup recebeu um investimento da Wayra Brasil, aceleradora global do Grupo Telefônica, e do investidor-anjo Gui Affonso.

"Estamos extremamente felizes e honrados pela conquista desse prêmio", disse em nota Iasbeck. "É nesse momento que vemos o quanto vale a pena a nossa dedicação e o nosso esforço diário para trazer o melhor que temos aos nossos usuários. Sermos reconhecidos como o melhor app da América Latina, pela maior rede social do mundo, é com certeza o atestado de que temos feito nosso trabalho com toda excelência buscada diariamente", completou.

O FbStart Apps do Ano é subdividido em cinco categorias: App do ano, Europa, Oriente Médio e África, América Latina, América do Norte e Social. Na categoria Europa, Oriente Médio e África, a vencedora foi a startup britânica Whichit, responsável por um aplicativo de pesquisa que ajuda a conseguir a opinião de amigos e dos membros da comunidade. Enquanto isso, na categoria América do Norte, o ganhador foi o Workflow, um app que automatiza a interação entre os diferentes recursos de um aparelho com sistema iOS.

Já na categoria Social, o Hunger Crunch foi escolhido o melhor por ajudar as pessoas a combaterem a fome através de ações no mudo real e virtual - todo o valor arrecadado pela ferramenta é doado para alimentar crianças órfãs ao redor do mundo. O prêmio de aplicativo do ano foi da startup chinesa MomentCam, que permite aos usuários criar desenhos e caricaturas a partir das próprias fotos. Pela criação, a startup asiática levou para casa US$ 50 mil em dinheiro e mais US$ 25 mil em crédito.

O Qranio possui versões para iOS, Android e Windows Phone. Neste link você conhece melhor as funcionalidades do Qranio e faz o download no seu aparelho.

Fontes: Facebook, PEGN, Link (O Estado de São Paulo)

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.