Experimento social mostra frustrações em encontros marcados pelo Tinder

Por Redação | 29.09.2014 às 17:46
photo_camera Divulgação

Nos tempos atuais, a forma como as pessoas se relacionam está ficando cada vez mais digital. A multiplicação de redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis, para os mais diversos fins, são a maior prova disso. O Tinder, por exemplo, é um dos aplicativos mais utilizados quando o assunto é paquera. Basta visualizar alguns perfis, aprovar quem te agrada, e aguardar o match, que indica que a pessoa também se interessou pelo seu perfil. Não existe lugar nem hora específica para procurar um par, basta estar conectado à internet e ter o aplicativo instalado em seu dispositivo. Há uma matéria aqui no Canaltech que explica mais detalhes sobre o Tinder.

Apesar dessa facilidade toda, aplicativos e redes sociais trazem consigo alguns dos pontos negativos da internet, como não garantir que o que está na tela corresponda, de fato, à realidade. É comum editar fotos antes de postar na rede, a fim de tornar o perfil mais atrativo.

O site do Huffington Post divulgou o canal de vídeos Simple Pickup, que baseando-se nesse problema, resolveu fazer um experimento social. Um perfil feminino e um masculino foram criados no Tinder para marcar encontros, porém, os atores foram maquiados de forma que se apresentassem significativamente diferentes das fotos postadas na internet. Eles se apresentaram como pessoas muito acima do peso ideal, bem diferentes das fotos exibidas no aplicativo.

As reações dos homens e das mulheres foram muito distintas e surpreendentes. Os homens praticamente descartaram o encontro ao descobrir que a pessoa não era exatamente o que esperavam. As mulheres, por sua vez, se mostraram mais compreensivas quanto à situação. Confira o experimento nos vídeos abaixo (em inglês).