Estudante desenvolve app que ajuda eleitor a escolher candidato à presidência

Por Redação | 26 de Agosto de 2014 às 13h08

O estudante Walter Júnior, de 24 anos e que está cursando o último ano de computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) decidiu usar seus conhecimentos em programação para ajudar brasileiros a decidirem seus votos nas eleições de outubro.

Ele é o criador do app Voto x Veto, que apresenta um teste cego para o usuário: ele mostra uma a uma as propostas de todos os candidatos à presidência deste ano, mas não revela o autor da proposta. O usuário escolhe então se vota (concorda) ou não em cada ideia e apenas depois de dar a sua opinião fica conhecendo o candidato que propõe o texto.

O aplicativo é inspirado no Tinder, com um layout que lembra o app de paquera. Ele ainda fornece um ranking para cada usuário mostrando quais são os candidatos com mais afinidade. O objetivo é que após avaliar partes dos programas de governo dos diferentes candidatos, os usuários consigam enxergar pelo ranking quais as propostas com que eles mais se identificam.

Voto x Veto

Segundo Júnior, ele não se interessava por política, mas após ver uma notícia sobre a taxa Selic e perceber que não sabia do que se tratava resolveu investir no assunto, afirmou em entrevista ao Estadão. Em 2013 ele decidiu criar um app com notícias sobre os políticos que atuam no país. O projeto não teve continuidade, no entanto ele não desistiu e participou de maratonas de desenvolvimento e competições de empreendedorismo, sendo encorajado a criar uma plataforma para ajudar os eleitores.

Com as eleições ele decidiu criar um app que mostrasse as propostas de governo dos candidatos à presidência. Sozinho, o estudante resumiu em tópicos as propostas apresentadas formalmente pelos candidatos e optou por um modelo semelhante ao do Tinder para que o usuário se mantenha engajado na hora de usar o app. Segundo Júnior, ele queria que os usuários avaliassem as propostas sem relacionar a imagem do político, o que para ele faz com que as pessoas percebam que se identificam com um candidato pelo qual tinham preconceito antes. Já outros se dão conta que não dividem as mesmas ideias do candidato no qual iriam votar.

Júnior explica que o algoritmo do app foi desenvolvido para não beneficiar nenhum candidato específico e as propostas aparecem de forma aleatória para os usuários. O Voto x Veto está no Google Play há duas semanas e já tem 3 mil usuários. Atualmente só está disponível a versão para Android, mas a versão para iOS será lançada nos próximos dias.

Júnior também pretende colocar uma atualização no ar incluindo as propostas dos candidatos a governador de todos os estados do país. A atualização também deve incluir algumas mudanças para presidente, já que o candidato Eduardo Campos (PSB) ainda aparece na lista dos presidenciáveis.

A ideia é que, em longo prazo, a iniciativa possa trazer retorno financeiro ao estudante. O objetivo é vender assinaturas da plataforma para que políticos possam adicionar suas próprias propostas. Júnior também pensa em comercializar a base de dados do app, gerando informações como propostas mais populares de um candidato e demandas populares.

Após as eleições, Júnior pretende desenvolver outro sistema que irá acompanhar os quatro anos de governo dos candidatos que se elegerem.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/start/empreendedor-lanca-o-tinder-das-eleicoes/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.