Eleitores poderão acompanhar a apuração em seus tablets ou smartphones

Por Redação | 03 de Outubro de 2014 às 14h55

Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o aplicativo Apuração 2014. Como o próprio nome sugere, o eleitor poderá averiguar a apuração dos votos por meio do aplicativo. Ele está disponível para tablets e smartphones com o sistema iOS ou Android e permitirá que o usuário visualize os votos computados para cada candidato, informando os eleitos e os políticos que disputarão o segundo turno.

Também é possível que o eleitor selecione um candidato específico e acompanhe seu desempenho nas urnas. O Apuração 2014 disponibilizará a apuração dos votos em todo país, ou por estado, com os dados sendo atualizados de forma automática. Todos os cargos poderão ser pesquisados pelos eleitores - deputado estadual, deputado federal, senador, governador ou presidente.

Apuração 2014

Não é a primeira vez que o TSE divulga aplicativos para os eleitores. Nas eleições anteriores, os sistemas Divulga e DivulgaWeb estavam disponíveis. O Divulga apresenta diversas informações sobre a apuração, onde é possível, dentre outros recursos, apurar quantos votos determinado candidato está obtendo em uma região específica, bem como consultar apenas os votos realizados em trânsito e no exterior. Esta versão está disponível para download em desktop no site do TSE. Já o DivulgaWeb traz um leque menor de opções de consulta, mas não requer nenhum download, visto que funciona diretamente no site do TSE.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Tribunal Superior Eleitoral destaca que em virtude do fuso horário, os resultados referentes à Presidência da República começarão a ser divulgados às 19h (horário de Brasília). Já para os outros cargos as informações começarão a ser disponibilizadas após o encerramento da votação, às 17h.

O app está disponível gratuitamente nas lojas Google Play, para aparelhos Android, e App Store, para iPads, iPhones e iPods.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.