Eleições 2014: ONG libera API com dados de candidatos para desenvolvedores

Por Redação | 07.08.2014 às 16:50
photo_camera Foto: Jirsak/Shutterstock

Procurando combater a corrupção e auxiliar no processo de eleições que o Brasil encara no mês de outubro, a ONG Transparência Brasil lançou esta semana uma API com dados sobre os congressistas brasileiros e todos os candidatos à presidência da República, aos governos estaduais, à Câmara dos Deputados e ao Senado. O projeto foi realizado pela Transparência Brasil, Sensedia e ainda contou com o apoio do Google.

O objetivo é fornecer estas informações para qualquer desenvolvedor que deseje criar aplicativos de cunho eleitoral. A ONG liberou em seu site oficial uma página de cadastro para o uso da API, permitindo que qualquer desenvolvedor se inscreva e crie um aplicativo. Basta solicitar um token de acesso para que a base de dados sobre os políticos seja liberada.

Transparência Brasil

A API traz informações mais completas que as presentes atualmente no site oficial do TSE. Entre elas, estão os processos judiciais nos quais os candidatos estão envolvidos, suas declarações de bens, um histórico de eleições passadas e informações sobre os doadores dessas campanhas.

Hackathon das eleições

As eleições 2014 ja estão batendo à porta, e pensando nisso, os idealizadores do projeto resolveram promover uma hackathon para estimular a criação de novos aplicativos para auxiliar os eleitores nessa nova empreitada, com informações suficientes para que eles possam decidir em quem votar. Também será possível consultar os aplicativos para acompanhar o mandato do candidato eleito.

Os interessados podem se inscrever e conferir mais detalhes diretamente na página da hackathon da Transparência Brasil. As inscrições vão até o dia 13 de agosto e a maratona ocorrerá no dia 23 de agosto, das 8 às 22h, na sede do Google Brasil, em São Paulo - SP.