Download de apps no Brasil dobra em um ano e receita cresce 40%

Por Redação | 29 de Outubro de 2014 às 11h10

O volume de downloads de aplicativos móveis no Brasil dobrou no período entre setembro de 2013 e setembro deste ano. Os números foram obtidos pela App Annie e levaram em conta os downloads realizados na App Store e na Google Play. De acordo com a analista, o Brasil é hoje o segundo mercado em quantidade de downloads de aplicativos na Google Play, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Além disso, o levantamento revelou que, neste período, a receita com os downloads e as vendas in-app no Android e no iOS subiu 40% no país. Segundo a App Annie, essas informações mostram que o mercado móvel e o m-commerce possuem grande potencial por aqui, o que pode atrair mais empresas a trabalharem em aplicativos.

O relatório também revelou que, além do Brasil, outros países também tiveram forte alta no número de downloads de aplicativos. Depois do Brasil, a Indonésia aparece na segunda colocação com um crescimento de 70% no mesmo período. O México teve elevação de 60%, enquanto a Turquia cresceu 60% e a Índia, 30%. O mercado chinês cresceu apenas 10%, porém continua a segurar a segunda posição em números absolutos de downloads de apps, já que a maior parte dos downloads de Android na China acontece em lojas independentes.

Um dos fatores que justificam o enorme crescimento no mercado brasileiro é a popularização de smartphones de entrada equipados com Android. Dessa forma, a Google Play responde por boa parte deste crescimento. A App Annie lembra, no entanto, que o sistema iOS também registrou aumento e que a Apple tem planos de expandir seus negócios no país, lembrando da recém-aberta loja física da Maçã no país, situada no Rio de Janeiro.

Apesar disso, a consultoria afirma que a diferença no volume total de downloads na Google Play e na App Store aumentou não somente no Brasil. No terceiro trimestre de 2013, o número de downloads feitos na Google Play era 25% superior ao da App Store. Hoje, esta porcentagem é de 60%. Os mercados emergentes são os grandes responsáveis por esse aumento da loja do Google diante da loja da Apple.

Os dados revelados pelo relatório da App Annie mostram onde os desenvolvedores podem disponibilizar seus aplicativos e, assim, obter mais sucesso tanto em downloads quanto em receita. A empresa, no entanto, diz que não é simples traduzir os números do relatório, visto que é necessário adaptar o aplicativo à cultura local para se obter sucesso com ele. Também, é necessário entender os modelos de monetização utilizados em cada região e que certas funções do aplicativo podem não fazer sentido em determinados países.

Fonte: http://convergecom.com.br/tiinside/webinside/29/10/2014/brasil-download-de-apps-dobra-em-um-ano/#.VFDX6mddWSp

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.