Dica de app: digite melhor no seu iPhone com o teclado Fleksy

Por Redação

No o iOS 8, a Apple permitiu a utilização de teclados alternativos e isso abriu as portas para vários desenvolvedores criarem soluções melhores do que o teclado padrão oferecido pela Maçã.

Infelizmente, a exemplo do Swiftkey, muitos deles deixam a desejar. O app é considerado um dos melhores no mundo Android, mas a versão para iOS é pesada e com poucas opções de personalização, tendo recebido péssimas avaliações na App Store.

O Fleksy é um caso à parte, pois consegue oferecer uma enorme gama de funcionalidades na sua versão para iOS, trazendo recursos bem bacanas que ajudam qualquer um a digitar melhor.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

A aparência do teclado é meio incomum, pois a linha do meio possui uma cor diferente das demais. Ela é uma “barra de ações” que responde a gestos feitos com o dedo. A curva de aprendizado é pequena e logo o usuário se acostuma com os recursos.

Ao digitar uma palavra, muitas vezes ela sai errado e o teclado corrige automaticamente. Se mesmo assim a intenção seja usar a palavra “errada” (gírias, abreviações como “vc”, “pq”, etc), basta deslizar o dedo para cima uma vez para restaurar a palavra que foi corrigida e duas vezes para adicioná-la ao dicionário - e assim o app não fará a correção futuramente.

Deslizando o dedo para a esquerda, a última palavra digitada é apagada completamente e não apenas o último caractere. Se deslizar para a direita, o app adiciona um ponto, o que também pode ser feito tocando duas vezes seguidas na barra de espaço.

Abrindo as opções do aplicativo, é possível acessar vários recursos bacanas. O Fleksy possui um sistema de extensões para adicionar novas funcionalidades. Inicialmente, é possível usar até 3 extensões ao mesmo tempo. Com elas, é possivel, por exemplo, adicionar uma linha de números no topo ou controlar o cursor deslizando o dedo na tecla de espaço.

Se o aparelho for um iPhone 6 ou iPhone 6 Plus, o teclado disponibiliza uma extensão chamada “One-Handed”, que agrupa as teclas em um lado da tela para facilitar a digitação com apenas uma mão.

Também é possível selecionar o tamanho do teclado entre pequeno, original (médio) e grande. Além disso, há um modo que economiza espaço eliminando a barra de espaço e os botões presentes nesta linha e para inserir um espaço basta deslizar o dedo para a direita.

Teclado Fleksy

Teclado Fleksy

Teclado Fleksy

O Fleksy possui, ainda, uma série de temas para personalizar a aparência. Os 7 primeiros são gratuitos e pacotes adicionais são ofertados por US$ 0,99.

O corretor ortográfico para português padrão do iOS não é muito preciso, não funciona bem e nem sempre aprende palavras personalizadas. Nos nossos testes, o Fleksy não teve problemas e lidou com isso muito bem.

Para adicionar um novo teclado ao iOS, após instalar o aplicativo, basta ir em Ajustes > Geral > Teclados > Teclados (novamente) > Adicionar novo teclado. Para remover o teclado padrão da Apple, toque em “Editar” e, em seguida, no botão vermelho que aparecerá ao lado do nome “Português (Brasil)”.

O idioma padrão do teclado é o inglês, então é necessário abri-lo e, no Menu, selecionar Languages e escolher o português na lista.

O Fleksy está disponível na App Store por apenas US$ 0,99. Uma versão para Android, gratuita por 30 dias, também está disponível e conta com as mesmas funcionalidades.

qr code

Código QR para iOS

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.