Dica de app: digite melhor no seu iPhone com o teclado Fleksy

Por Redação

No o iOS 8, a Apple permitiu a utilização de teclados alternativos e isso abriu as portas para vários desenvolvedores criarem soluções melhores do que o teclado padrão oferecido pela Maçã.

Infelizmente, a exemplo do Swiftkey, muitos deles deixam a desejar. O app é considerado um dos melhores no mundo Android, mas a versão para iOS é pesada e com poucas opções de personalização, tendo recebido péssimas avaliações na App Store.

O Fleksy é um caso à parte, pois consegue oferecer uma enorme gama de funcionalidades na sua versão para iOS, trazendo recursos bem bacanas que ajudam qualquer um a digitar melhor.

A aparência do teclado é meio incomum, pois a linha do meio possui uma cor diferente das demais. Ela é uma “barra de ações” que responde a gestos feitos com o dedo. A curva de aprendizado é pequena e logo o usuário se acostuma com os recursos.

Ao digitar uma palavra, muitas vezes ela sai errado e o teclado corrige automaticamente. Se mesmo assim a intenção seja usar a palavra “errada” (gírias, abreviações como “vc”, “pq”, etc), basta deslizar o dedo para cima uma vez para restaurar a palavra que foi corrigida e duas vezes para adicioná-la ao dicionário - e assim o app não fará a correção futuramente.

Deslizando o dedo para a esquerda, a última palavra digitada é apagada completamente e não apenas o último caractere. Se deslizar para a direita, o app adiciona um ponto, o que também pode ser feito tocando duas vezes seguidas na barra de espaço.

Abrindo as opções do aplicativo, é possível acessar vários recursos bacanas. O Fleksy possui um sistema de extensões para adicionar novas funcionalidades. Inicialmente, é possível usar até 3 extensões ao mesmo tempo. Com elas, é possivel, por exemplo, adicionar uma linha de números no topo ou controlar o cursor deslizando o dedo na tecla de espaço.

Se o aparelho for um iPhone 6 ou iPhone 6 Plus, o teclado disponibiliza uma extensão chamada “One-Handed”, que agrupa as teclas em um lado da tela para facilitar a digitação com apenas uma mão.

Também é possível selecionar o tamanho do teclado entre pequeno, original (médio) e grande. Além disso, há um modo que economiza espaço eliminando a barra de espaço e os botões presentes nesta linha e para inserir um espaço basta deslizar o dedo para a direita.

Teclado Fleksy

Teclado Fleksy

Teclado Fleksy

O Fleksy possui, ainda, uma série de temas para personalizar a aparência. Os 7 primeiros são gratuitos e pacotes adicionais são ofertados por US$ 0,99.

O corretor ortográfico para português padrão do iOS não é muito preciso, não funciona bem e nem sempre aprende palavras personalizadas. Nos nossos testes, o Fleksy não teve problemas e lidou com isso muito bem.

Para adicionar um novo teclado ao iOS, após instalar o aplicativo, basta ir em Ajustes > Geral > Teclados > Teclados (novamente) > Adicionar novo teclado. Para remover o teclado padrão da Apple, toque em “Editar” e, em seguida, no botão vermelho que aparecerá ao lado do nome “Português (Brasil)”.

O idioma padrão do teclado é o inglês, então é necessário abri-lo e, no Menu, selecionar Languages e escolher o português na lista.

O Fleksy está disponível na App Store por apenas US$ 0,99. Uma versão para Android, gratuita por 30 dias, também está disponível e conta com as mesmas funcionalidades.

qr code

Código QR para iOS

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.