Dica de app: acesse seu desktop no celular usando o Chrome Remote Desktop

Por Redação
photo_camera Divulgação

Imagine esta situação: você está no trabalho e precisa visualizar uma informação em um arquivo .DOC ou .PDF que está no seu computador de casa, pois você esqueceu de copiá-lo para um pen drive ou colocá-lo na nuvem). O que fazer? Usar o Chrome Remote Desktop!

O serviço do Google é totalmente gratuito e permite que você se conecte ao seu computador remotamente através da internet, usando outro computador, smartphone ou tablet.

O recurso funciona da seguinte maneira: você deve ter instalado no PC que deseja acessar remotamente o navegador Chrome e a extensão Chrome Remote Desktop. Depois disso, basta conectar sua conta do Google ao serviço, configurar uma senha de acesso (PIN) e pronto, o computador está apto a compartilhar a tela pela internet.

Chrome Remote Desktop Inicio

Extensão Chrome Remote Desktop no Google Chrome (Mac).

Para acessar o computador pelo Android, iPhone ou iPad, basta abrir o app e se conectar com a mesma conta do Google. Aparecerá, então, uma lista dos computadores cadastrados em sua conta. Para acessá-los, você deve tocar no dispositivo desejado e digitar o PIN.

Chrome Remote Desktop App

Chrome Remote Desktop App

Chrome Remote Desktop App

O funcionamento da conexão remota não é perfeita, então é difícil realizar algum trabalho complexo, mas dá para visualizar documentos, consultar arquivos e realizar a maioria das tarefas básicas.

A interface possui 3 opções: mouse, teclado e tela cheia. O mouse é especialmente interessante porque a tela do smartphone ou tablet se transforma em um trackpad gigante. Caso prefira usar o touch, basta deslizar o dedo para mover a tela e tocar para clicar. O clique com o botão direito é feito tocando a tela com dois dedos.

Chrome Remote Desktop App

Você também pode acessar computadores de outros usuários ou permitir que outras pessoas acessem o seu PC. Para isso, basta utilizar a Assistência Remota no seu computador. Para compartilhar sua conexão, clique no botão “Compartilhar” e o app gerará um código de acesso provisório que deverá ser fornecido a outra pessoa. Caso você queira se conectar a outro computador, basta digitar o código de acesso remoto gerado no outro dispositivo.

Na hora do desespero, vale muito a pena usar o app mesmo com as diferenças nos tamanhos de tela dos dispositivos. O serviço é compatível com Windows e Mac e o app está disponível gratuitamente para Android e iOS. Além disso, deve-se instalar a extensão para o Chrome acessando a Chrome Web Store.

qr code

QR Code para iOS