Desenvolvedores afirmam ter alertado a Apple sobre problemas no seu Maps

Por Redação | 10 de Outubro de 2012 às 15h35

Desde o lançamento do iOS 6, os usuários dos dispositivos móveis da Apple vêm reclamando de constantes problemas com o Apple Maps, serviço que substituiu o Google Maps na nova versão da plataforma. E nesta terça-feira (9) alguns desenvolvedores iOS afirmaram que alertaram a Apple sobre os problemas encontrados no serviço antes do seu lançamento.

Os profissionais afirmaram que enviaram relatórios de bugs e e-mails para alguns funcionários da empresa sobre os problemas que eles encontraram na versão beta do Apple Maps, lançada em junho deste ano.

"Eu postei pelo menos um discurso apocalíptico após o lançamento de cada versão em beta para desenvolvedores, e eu não estava sozinho", afirmou um dos desenvolvedores, que não quis se identificar, ao CNET. "O clima entre os desenvolvedores indicava que o Maps era tão ruim que relatar problemas individuais era inútil. A saída era selecionar toda uma região dizendo: 'tudo isso está errado'".

Apple Maps

Reprodução: Cult of Mac

Segundo o Cult of Mac, é evidente que todos os desenvolvedores que conversaram com o CNET possuem aplicativos disponíveis na iTunes App Store que dependem diretamente do desempenho do Apple Maps, tornando a troca dos dados do Google pelos da empresa de Cupertino ainda mais impactante.

"Durante o período beta eu arquivei relatórios de bugs com o sistema Apple Radar (conhecido por ser ignorado), postei várias vezes nos fóruns e enviei e-mails para várias pessoas da equipe MapKit da Apple para expressar nossas preocupações", relatou outro desenvolvedor.

Os profissionais ainda afirmaram que durante o período de testes da nova plataforma, a comunicação entre desenvolvedores e equipe da Apple praticamente foi inexistente, fazendo com que os problemas relatados não fossem levados em consideração.

"Esta tem sido uma experiência frustrante para todos nós e não me importo de onde as imagens vêm, nós apenas gostaríamos que nossos clientes pudessem ter a mesma experiência dentro do nosso aplicativo quando realizassem a atualização do iOS 5 para o iOS 6", concluiu outro profissional. "Em vez disso, a atualização do sistema operacional quebrou alguns recursos que desenvolvemos dentro da nossa aplicação, apesar de ser dito que apenas as imagens foram trocadas".

No começo desta semana, sites especializados no universo Apple afirmaram que a companhia já está efetuando algumas melhorias no seu Apple Maps como, por exemplo, a adição de alguns conteúdos em três dimensões. Porém, nem todos os usuários já têm essas novas imagens disponíveis em seus aparelhos.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.