Conheça um app que detecta mentiras em propagandas eleitorais

Por Redação | 27 de Agosto de 2012 às 10h30
photo_camera Business Insider

Estamos em plena corrida eleitoral e, no papel de eleitores, fica difícil acreditar em tantas promessas vindas dos candidatos. Se eles utilizam vários meios para atacar seus adversários e conquistar mais eleitores, os eleitores também podem utilizar seus meios para saber se o candidato é um mentiroso.

Segundo o site Business Insider, o SuperPacApp (compatível com iOS) foi desenvolvido para derrubar as mentiras que os candidatos das eleições norte-americanas falam em seus discursos. Ele capta o áudio da propaganda eleitoral, identifica o candidato, "entende" tudo que ele disse e depois apresenta seus argumentos para o usuário.

O aplicativo foi criado por Dan Siegel e Jennifer Hollett, dois ex-estudantes do MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts). Apesar de ser um detector de mentiras bastante interessante e estar sendo lançado no momento em que as campanhas presidenciais norte-americanas estão a todo vapor, o aplicativo infelizmente não funciona no Brasil. Mas pode ser uma ótima fonte inspiradora para desenvolvedores que pretendem ajudar o eleitores em nosso país.

O app funciona de maneira inteligente e com base nos fatos. Por exemplo: obras e mais obras foram realizadas, gastando verbas públicas para educação e saneamento básico. Será mesmo verdade? O aplicativo recorre a bases de dados dos sites FactCheck.org e PolitiFact para saber se o que os candidatos dizem está de acordo com a realidade.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.