Cisco e Qualcomm demonstram nova tecnologia de localização indoor

Por Redação | 15 de Maio de 2013 às 09h25
photo_camera The Verge

A Qualcomm e a Cisco se uniram para lançar um serviço de localização indoor que utiliza triangulação com hotspots Wi-Fi para atualizar a posição do dispositivo perante a rede a cada segundo, já que em locais fechados não existe uma linha de visão direta para os satélites no espaço. O serviço foi apresentado durante a conferência para profissionais de TI Interop, que acontece em Las Vegas.

Para explicar melhor o funcionamento do GPS para lugares fechados, as companhias realizaram uma demonstração dentro do prédio da MGM, em Las Vegas, utilizando um smartphone Galaxy Express. Primeiramente, a novidade será disponibilizada apenas para desenvolvedores de aplicativos capazes de criarem apps úteis com base na tecnologia.

"A demonstração é sobre como a rede trabalha com os chipsets Snapdragon da Qualcomm e como podemos entregar uma assistência de rede em uma experiência móvel, ou seja, a mesma experiência do GPS, mas indoor", disse Bob Friday, executivo da Cisco, ao site Teletime.

"A visão em longo prazo é de deixar isso disponível para a indústria para que qualquer desenvolvedor de aplicativo possa utilizar essa capacidade indoor", disse Bob, explicando ainda que a solução deve estar disponível para todos até o final de 2013. O executivo ressaltou ainda que a solução surgiu após a aquisição de uma empresa de localização e análise de dados, que aconteceu em setembro de 2012.

Durante a CES 2013, a empresa Movea apresentou um sistema de navegação indoor que utiliza sinais de um acelerômetro, magnetômetro, giroscópio, sensor de pressão, Wi-Fi, GPS, e faz uma comparação com mapas conhecidos para determinar a localização interna do usuário em um edifício ou residência, por exemplo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.