Cibercriminosos usam recurso de ligação no WhatsApp para espalhar vírus

Por Redação | 12.03.2015 às 14:55

Desde que o WhatsApp lançou oficialmente o tão esperado recurso de ligações gratuitas, os cibercriminosos estão focados em usar táticas maliciosas para espalhar vírus nos dispositivos dos usuários que estão ansiosos pela novidade.

De acordo com o site Panda Security, os criminosos estão fazendo isso enviando mensagens no aplicativo informando que a pessoa foi convidada para testar o novo recurso, e ainda pede que ela convide 10 outros usuários ativos do WhatsApp para testarem também. Uma vez fazendo este procedimento, o usuário é redirecionado a um site malicioso, além de enviar spam automaticamente para os 10 amigos selecionados. Então, quem receber a mensagem, deve apenas ignorar.

O serviço de ligações do aplicativo ainda não está disponível para todos, pois é preciso que o usuário receba uma ligação de quem já o possua para que ele seja ativado. Por enquanto, apenas aparelhos com Android podem receber o recurso – e ainda não há uma previsão de quando ele vai chegar para iOS e Windows Phone.