Chamadas de voz no WhatsApp levarão 'muitas semanas' para chegar ao iPhone

Por Redação | 26 de Março de 2015 às 17h27
photo_camera Divulgação

Se você usa o WhatsApp no iPhone e não vê a hora do recurso de chamadas de voz chegar ao seu aparelho, é melhor esperar. De acordo com o cofundador da startup, Brian Acton, a funcionalidade, disponível hoje para smartphones com Android, levará "muitas semanas" para ser lançada no sistema operacional móvel da Apple.

Durante a conferência F8, evento do Facebook voltado para desenvolvedores que acontece nesta semana, Acton, ao lado do cofundador do Instagram, Mike Krieger, e do chefe da divisão do Messenger, David Marcus, disse que sua equipe passou o último ano trabalhando em formas para refinar as chamadas telefônicas pelo aplicativo antes de disponibilizá-lo no Android.

O executivo também se confundiu na hora de responder quando a opção chegará ao iOS. Primeiro, afirmou que seria lançado "em algumas semanas", mas minutos depois mudou sua resposta e corrigiu para "muitas semanas". Ao ser pressionado por alguns jornalistas, Acton teria sido afastado dos profissionais para evitar outras perguntas.

Vale lembrar que a função ainda está em fase beta, e não há previsão de quando o recurso será liberado em sua totalidade para os usuários de todas as plataformas (iOS, Android e Windows Phone). No iPhone, é possível habilitá-lo desde que o aparelho tenha jailbreak, mas a atitude pode comprometer o funcionamento do dispositivo.

A função de chamadas de voz no mensageiro, que pertence ao Facebook, foi lançada há algumas semanas para um grupo seleto de usuários. Estes, por sua vez, podem convidar outras pessoas para testar a funcionalidade: basta ligar para um determinado contato em sua agenda para que a opção seja ativada automaticamente no usuário do outro lado da tela. A única exigência é que o dono do aparelho tenha a versão mais recente do WhatsApp instalada no dispositivo.

Por conta da alta procura por convites de pessoas querendo testar o novo recurso, alguns cibercriminosos estão se aproveitando do momento para disseminar malwares e spams pelo app.

Um dos golpes mais recentes aplicados por terceiros é o envio de um link para o telefone do usuário que garante a liberação do recurso de chamada de voz se o dono do aparelho acessar aquele link. O problema é que a mensagem em questão é falsa, e se o usuário clicar em um botão que supostamente ativaria o recurso, ele é direcionado para outra página falsa, que por sua vez rouba todos os contatos daquele telefone. Além de não habilitar a função de chamadas por voz, o malware passa a enviar o mesmo spam para sua lista de amigos no mensageiro.

Todo o cuidado é pouco. Por isso, a dica é não sair espalhando seu número de celular na internet. E se você ainda tem dúvidas de como funcionam as chamadas de voz do WhatsApp, veja como foram nossos testes no Android. Apesar de útil, a função ainda é bastante instável e precisa melhorar.

Fonte: VentureBeat

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.