BitTorrent anuncia versão alfa do seu mensageiro instantâneo seguro

Por Redação | 13 de Junho de 2014 às 11h10

O BitTorrent anunciou nesta quinta-feira (12) a versão alfa do seu aplicativo de bate-papo sem servidor. A empresa também aproveitou a oportunidade para afirmar que o lançamento do app está próximo e compartilhou com o público alguns detalhes sobre sua abordagem quanto à privacidade e desenvolvimento. As informações são do The Next Web.

A empresa criadora do protocolo torrent explicou que, inicialmente, foi preciso entender o significado de privacidade para a maioria do público. Após a análise, chegou-se a conclusão que privacidade é quando o usuário pode se expressar livremente sem se preocupar que a mensagem seja destinada para outras pessoas além do destinatário desejado.

Um das propostas do app é que o usuário posa escolher como se inscrever, sendo possível usar o e-mail ou número de celular, úteis para importar contatos. No entanto, o BitTorrent também irá oferecer a opção de “inscrição no modo incógnito”, que não requer quaisquer informações.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A alta confiabilidade garantida pelo BitTorrent será possível devido a um mecanismo que possibilitará que a comunicação aconteça de dispositivo para dispositivo, sem passagens por servidores de terceiros. Essa descentralização proposta pela empresa é vista com bons olhos, uma vez que muitos aplicativos de mensagens atuais criptografam o conteúdo do texto, mas o decifram quando ele passa pelo servidor central e não quando chega ao celular de destino.

O BitTorrent também irá oferecer um segundo meio de transmissão, onde se sua identidade precisar ser preservada, a mensagem será encaminhada através de um servidor de retransmissão de metadados obscuro.

A intenção do app do BitTorrent é evitar que o conteúdo de qualquer mensagem seja armazenado em servidores de metadados, por isso a rede sempre utilizará um alta distribuição das mensagens.

Quem quiser testar o novo app de comunicação da empresa poderá se inscrever para receber um convite acessando este link.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.