Be My Eyes: app para iOS auxilia deficientes visuais com as tarefas do dia a dia

Por Redação | 21 de Janeiro de 2015 às 10h11

Os smartphones e seus variados recursos e aplicativos acabam sendo dispensados por deficientes visuais por motivos óbvios. Mas um app promete auxiliar os cegos de todo o mundo, que irão receber ajuda de outros usuários que conseguem enxergar.

Segundo o Endgaget, o objetivo do Be My Eyes é ajudar os deficientes visuais com tarefas comuns do dia a dia, como verificar a data de validade de alimentos ou remédios, pedir ajuda para atravessar a rua ou descobrir mais sobre o local ou estabelecimento em que ele está.

Be My Eyes

O app, que por enquanto só está disponível para iOS, exige uma boa conexão Wi-Fi ou 3G/4G, pois o pedido de "socorro" é feito por uma videochamada.

O funcionamento é simples: o cadastrado na rede de voluntários recebe uma notificação da pessoa deficiente visual e, se ele estiver disponível e aceitar ajudar, a conexão é feita e a chamada começa. Como se fosse o Skype, o voluntário vai falar o que aparecer na tela.

Até agora, o Be My Eyes tem mais de 60 mil voluntários cadastrados para cerca de 5 mil deficientes visuais. Ao todo, já foram mais de 10 mil ajudas, de acordo com dados do site oficial do aplicativo.

Be My Eyes - helping blind see from Be My Eyes on Vimeo.

Se você quer fazer parte da trupe do bem que ajuda esse pessoal, ou se está precisando de ajuda, pode baixar o Be My Eyes na App Store gratuitamente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.