App usa câmera do smartphone para solucionar equações matemáticas

Por Redação | 26 de Novembro de 2014 às 08h31

Talvez tenha chegado o dia em que o smartphone realmente conseguirá assustar os professores de matemática. Desenvolvido pela MicroBlink e lançado em outubro deste ano, o PhotoMath usa a câmera do celular para interpretar e resolver equações matemáticas de forma simples e prática.

O app é capaz de escanear uma equação na página do livro e, em poucos segundos, mostra o resultado na tela do smartphone. Além disso, o app lida muito bem com números decimais, frações, aritmética básica, equacionais lineares e até mesmo logaritmo. Apesar de já contar com vários recursos, a ideia da desenvolvedora é aumentar cada vez mais a capacidade do app e adicionar suporte aos mais variados tipos de cálculo.

Pode parecer uma facilidade e tanto para aqueles que não são muito talentosos com os cálculos, mas o objetivo não é ajudá-los a trapacear fazendo o dever de casa, mas sim auxiliar no aprendizado como um todo. "Os adolescentes podem usá-lo como ferramenta para conferir os resultados dos exercícios e saber se acertaram ou não. Com o PhotoMath, qualquer um pode ter um professor de matemática ao seu alcance", diz a empresa no seu site oficial.

Vale ressaltar que o aplicativo também pode ser útil para os profissionais da área, que podem utilizá-lo para tornar o dia a dia no trabalho mais prático acelerando o cálculo das equações.

O PhotoMath está disponível para iOS e Windows Phone. Por enquanto, os usuários do sistema Android ainda não têm acesso ao app, mas, segundo os desenvolvedores, o app chegará ao robô verde em 2015.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.