App permite que você monitore as atividades da Estação Espacial Internacional

Por Redação | 06.11.2012 às 09:00

A Estação Espacial Internacional (ISS) acaba de completar 12 anos de operação com uma equipe de astronautas e pesquisadores continuamente a bordo e, para celebrar a data, a NASA lançou um aplicativo na web que permite que os usuários monitorem as atividades da estação e os ajudem a visualizá-la no céu durante o noite. É o Spot the Station.

"É realmente interessante ver a estação espacial no céu e para notá-la, os seres humanos criaram um complexo orbital que pode ser visto da Terra ao olhar para o céu no momento certo", afirmou em nota oficial William Gerstenmaier, administrador associado da NASA para exploração humana. "Estamos realizando pesquisas científicas na estação espacial, que estão ajudando a melhorar a vida na Terra e pavimentando o caminho para uma futura exploração do universo profundo".

Quando a estação espacial é visível, geralmente ao amanhecer e entardecer, é o objeto mais brilhante no céu escuro, além da Lua. Os pesquisadores afirmam que em uma noite clara, a estação é visível como um ponto de luz em movimento rápido, similar em tamanho e brilho ao planeta Vênus.

Com o novo aplicativo, os usuários poderão receber mensagens de texto ou e-mails com o horário que a ISS irá passar próximo ao seu ponto de localização. Os cálculos são feitos pelo Johnson Space Center para mais de 4.600 locais ao redor do globo terrestre, que determinam se a estação estará visível a olho nu no céu.

Para receber os alertas da localização da Estação Espacial Internacional, os interessados deverão se cadastrar no site oficial do Spot the Station e informar dados como o país, estado e cidade onde está localizado.