App para iPhone rastreia toda a sua vida

Por Redação | 11.02.2014 às 06:10

À primeira vista, a ideia pode parecer assustadora, mas ao entender melhor a proposta de Nicholas Felton com o seu app Reporter, você pode até se sentir tentado a experimentar o serviço. O aplicativo, projetado e desenvolvido para o iPhone, ajuda a monitorar todas as horas do seu dia. A ideia é que você possa otimizar seu tempo da forma como for preciso.

Tudo começou quando Felton passou a analisar a própria rotina. O designer identificava e catalogava suas atividades diárias e, em pouco tempo de pesquisa, ele descobriu que ficava sozinho 43% do tempo e foi produtivo em 43% do tempo – e era mais produtivo no trabalho às quartas-feiras, quando a alta produtividade era em 57,8% do tempo. Ele passou 32% do ano de 2012 dormindo.

Com isso, Felton transformou sua própria vida em uma série de tabelas, gráficos e planilhas, sendo capaz de cruzar dados e identificar padrões, como, por exemplo, traçar uma relação entre a falta de produtividade e seu humor, ou medir a quantidade de tempo que passou com a namorada ou com colegas de trabalho.

reporter

A ideia de medir o tempo e anotar tudo o que faz vem acompanhando o designer desde 2005, porém, apenas recentemente ele conseguiu colocar tudo dentro de um aplicativo e, agora, está disponibilizando o sistema para quem quiser usar suas ferramentas.

O Reporter funciona de uma maneira simples: ele vai questionar coisas a você ao longo do dia e você precisa responder sempre, seja com uma resposta direta, como “sim” ou “não” ou com questões de múltipla escolha. Você ainda pode incluir seus próprios dados, como nomes de pessoas e lugares em que você está.

Questionamentos sobre “onde você está”, “o que está fazendo” e “com quem você está” são frequentes. O app também pergunta quantas xícaras de café você tomou no dia, além de querer detalhes sobre suas noites de sono.

Mas o app não precisa somente de respostas dadas por você para fazer seus relatórios. O sistema também é capaz de identificar o quão barulhento é o ambiente ao seu redor, usando o microfone e determinar quantos passos você deu ao longo do dia – ferramenta que só funciona se você tiver um iPhone 5S.

reporter

Também é possível adicionar suas próprias perguntas, como determinar se você se sente ou não feliz, no que você está pensando, entre outras possibilidades. O Reporter é totalmente personalizável.

Em entrevista ao The Verge, Felton conta que a ferramenta pode ser importante para que os usuários identifiquem, por exemplo, em que etapas de suas vidas foram mais felizes e o quão produtivo você foi em seus empregos ou cargos diferentes.

O app é muito intuitivo e bastante simples de usar. Bastam alguns segundos até que você entenda o funcionamento da aplicação e comece a incluir dados. O difícil é abrir mão da privacidade e imaginar que outras pessoas podem estar conferindo a sua rotina, mas os criadores deixam claro que a intenção não está em coletar dados.

Drew Breunig, desenvolvedor que trabalhou no projeto juntamente com Felton explica: “queremos que você se assuste com sua rotina e com as decisões que você toma no dia a dia, sobre as quais ainda não tenha refletido para não ter de enfrentar a realidade”.

Breunig diz que recentemente ficou em choque quando o aplicativo questionou sobre suas companhias e, ao começar a digitar o nome de sua esposa (Megan), viu o sistema completar automaticamente o nome de uma colega de trabalho (Maria) assim que a letra “M” foi digitada. Ele então notou que ainda não havia cadastrado a própria esposa no sistema, o que significava que estava passando pouco tempo com ela. O fato é ainda mais assustador ao pensar que o sistema solicita relatórios a cada 76 minutos.

O app custa US$ 3,99 e está disponível na App Store em versão desenvolvida para o iPhone 5 e com compatibilidade com iPad e iPod Touch. O app exige acesso a fotos, contatos, microfone e localização. Você precisa usar o iOS 7.0 ou superior. Clique aqui para fazer o download.