Aplicativo usará celular para detectar câncer

Por Redação | 07 de Julho de 2014 às 10h05

Muitos de nós utilizamos os smartphones para diversas tarefas. Desde descobrir qual o melhor caminho para se chegar a um determinado lugar, desviando das ruas com maior tráfego, até acompanhar notícias, obter informações, controlar o próprio peso ou medir os batimentos cardíacos. Mas o poder desses gadgets parece não ter limites.

O MobileOCT é um aplicativo que pode ajudar a salvar vidas ao transformar o smartphone em um detector de câncer cervical. Por enquanto, o aplicativo detecta apenas essa variação da doença, mas é possível que em breve ele possa realizar o mesmo diagnóstico com relação ao câncer de pele e ao câncer de boca, conforme explica o site Übergizmo.

O aplicativo irá trabalhar em conjunto com um sistema que liga uma lente, que utiliza a câmera do próprio smartphone, para rastrear com precisão e detectar algum sinal de câncer cervical.

MobileOCT

O usuário precisará apenas instalar o aplicativo no smartphone, executá-lo, conectá-lo à lente com zoom 10x para poder começar a capturar imagens que podem salvar vidas. Para quem quer experimentar um nível de precisão ainda maior, é possível conectar o aparelho a um sistema de luz adicional para maior visibilidade, por meio de um cabo.

O projeto MobileOCT está no Indiegogo e você também pode ajudá-lo a sair do papel contribuindo com quantias em dinheiro. Ele ainda precisa percorrer alguns caminhos e passar por algumas melhorias antes que possa ser finalmente lançado no mercado.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.