Aplicativo para iPhone promete o envio de fotos aromatizadas

Por Redação | 20 de Junho de 2014 às 12h35

Da próxima vez que você for postar nas redes sociais uma foto daquele delicioso suflê de espinafre e noz-moscada com línguas de bacalhau, por que não adicionar um cheiro? Pois a partir do ano que vem, uma startup americana garante que isso será possível.

O oSnap, um aplicativo gratuito para iOS lançado essa semana, permite o compartilhamento de imagens com áreas específicas selecionadas para conter cheiros. Para isso, no entanto, é preciso um dispositivo chamado oPhone, que é ativado via bluetooth quando o usuário recebe a imagem e clica na área aromatizada.

O aplicativo contém mais de 300 mil tipos de cheiros, que podem ser adicionados às imagens e enviado por email. Além das imagens, os odores podem ser incluídos também em mensagens de texto e arquivos de áudio – o que os desenvolvedores chamam de oNotes.

David Edwards, co-inventor do projeto, explica que o gadget possui 8 oChips com 4 aromas cada, uma espécie de 'paleta de tintas', que formam 32 aromas básicos e que combinados podem gerar milhares de aromas diferentes.

O projeto precisa arrecadar 150 mil dólares para sair do papel, e os desenvolvedores estimam que o preço de cada oPhone giraria em torno de 200 dólares.

A ideia, segundo Edwards, é construir a plataforma oMedia, com oBooks, oSongs, oFilms, etc. A tecnologia poderia ser aplicada também nos negócios, em que um restaurante, por exemplo, poderia utilizar um "menu de aromas", ou até mesmo no campo da saúde, para combater a perda de memória causada por doenças como o mal de Alzheimer.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.