Aplicativo japonês faz tradução instantânea das ligações telefônicas

Por Redação | 23.10.2012 às 09:55

A operadora japonesa NTT Docomo anunciou um aplicativo que promete fazer traduções instantâneas, até mesmo durante as ligações. Batizado de Hanashite Hon'yaku, o app foi desenvolvido para aparelhos com sistema operacional Android.

Além das traduções por voz, ele fornece ainda uma transcrição do que foi dito pelo interlocutor. O usuário precisa apenas esperar alguns segundos para que cada frase seja transformada em texto, segundo informações da BBC.

Por enquanto, o aplicativo funciona apenas nos seguintes idiomas: japonês, coreano, mandarim e inglês. Mas a empresa pretende expandir os negócios até o final de novembro, e incluir traduções para o português, francês, alemão, indonésio, italiano, espanhol e tailandês.

O sistema ainda não é perfeito e ainda pode ter dificuldades para entender determinadas palavras, mas a empresa está trabalhando para melhorar cada vez mais o aplicativo. O Hanashite Hon'yaku é baseado na computação em nuvem e é uma exclusividade da operadora nipônica.

A NTT Docomo pretende começar a marcar posição no concorrido mercado das traduções em tempo real, disponibilizando ferramentas que podem ser úteis para serviços turísticos ou empresas que fazem negócios com outros países.