Aplicativo gratuito promete revelar tudo que seu smartphone sabe sobre você

Por Redação | 24.09.2012 às 07:55
photo_camera Divulgação

'Se meu smartphone falasse...' E agora, ele realmente pode falar tudo que sabe sobre seu usuário. O projeto The Human Face of Big Data, uma iniciativa de mídia mundial patrocinada pela EMC Corporation, quer avaliar o impacto social do Big Data e promete mostrar que seu smartphone sabe muito mais de você do que você é capaz de imaginar.

"The Human Face of Big Data é um projeto global de mídia crowdsourced, focado na nova habilidade de coletar, analisar, triangular e visualizar uma vasta quantidade de dados em tempo real", afirma o site oficial do projeto.

O aplicativo gratuito, disponível em cinco línguas diferentes para aparelhos equipados com iOS e Android, irá reunir diversas pessoas ao redor do mundo para compartilhar e comparar suas vidas ao longo de uma semana, no período entre o dia 25 de setembro e 2 de outubro deste ano.

The Human Face of Big Data

Através da aplicação, os usuários serão convidados a responder perguntas sobre o seu cotidiano para apreenderem um pouco mais sobre si mesmas e sobre outros usuários do serviço. E com a ajuda de sensores do telefone, os participantes do projeto poderão mapear seu trajeto diário, compartilhar objetos do seu interesse e descobrir algumas curiosidades sobre o mundo.

O projeto ainda afirma que todos os dados dos usuários que forem coletados ao longo dessa semana serão analisados por especialistas em Big Data durante eventos programados em cidades como Nova York, Estados Unidos e Londres, Inglaterra.

O aplicativo do The Human Face of Big Data estará disponível no site do projeto a partir do dia 25 de setembro e a iniciativa ainda irá doar US$ 1 (cerca de R$ 2) para cada um dos primeiros 50 mil downloads a instituições que promovem trabalhos relacionados à preservação da água.