Aplicativo gratuito ajuda usuários a entender como se elege um vereador

Por Redação | 21 de Setembro de 2012 às 17h53
photo_camera Divulgação

A empresa mineira Studio Sol criou um aplicativo gratuito para aparelhos Android, iPhone e Facebook que irá ajudar os usuários a entender o processo que elege um vereador. É que, no caso dessas posições, não é o número absoluto de votos individuais que define se o candidato levará o cargo, mas sim a quantidade de votos que a legenda dele teve. Isso significa que um candidato que teve mais votos pode ver outro, de outro partido e com menos votos, por exemplo, tendo direito a uma cadeira, enquanto ele ficou de fora da seleção.

O Vote Certo irá ajudar os eleitores a entender o coeficiente eleitoral, resultado que é determinante na eleição de um candidato e não apenas a escolha do cidadão. O aplicativo explica como um determinado voto pode ajudar uma legenda conseguir mais representantes na Câmara, fazendo até mesmo com que candidatos que o eleitor não escolheu integrem a bancada de determinado partido.

Os usuários ainda poderão monitorar o desempenho de um partido e relacionar os candidatos que poderão ser eleitos dependendo do número de votos na legenda. A integração do Vote Certo com o Facebook permite que os usuários acompanhem de perto as opções de voto dos seus amigos na rede social.

Seus criadores afirmam que o aplicativo tem a intenção apenas de ajudar a informar o eleitor e não de defender ou promover nenhum partido. E quanto maior for o número de usuários, mais apurado ficará o Voto Certo.

Confira abaixo um vídeo demonstrativo do app e baixe-o aqui para Android, iPhone ou acesse Facebook:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.