Aplicativo faz buscas online a partir de fotos de peças de roupa

Por Redação | 17.03.2014 às 09:50

Quem nunca esteve andando pela rua e viu outra pessoa com uma camiseta, bolsa, tênis ou qualquer outro tipo de item de moda que agradou? Foi para facilitar a busca por artigos desse tipo – e reduzir o nível de constrangimento envolvido em abordar um desconhecido para perguntar sobre roupas – que nasceu o ASAP54, aplicativo que, por enquanto, está disponível apenas no iOS.

Usando um sistema de busca por imagens, o software permite que o usuário fotografe uma peça de vestuário e receba indicações de sites que estejam vendendo produtos iguais ou similares. A compra pode ser feita instantaneamente por meio do navegador do próprio aparelho e o software funciona por um sistema de parcerias, que já inclui marcas como Barneys e J Crew, presentes no exterior.

ASAP54

O trabalho é da brasileira Daniela Cecílio, que mora em Londres e é casada com o CEO da loja online Farfetch. Quando estava procurando por um modelo específico de óculos de sol e não foi capaz de descrevê-lo para o marido, Cecílio teve a ideia de criar um app justamente para esse fim, facilitando a vida das viciadas em moda. Segundo a criadora, o app também ajuda a reduzir a frustração de procurar a opção correta entre as centenas de itens disponíveis em lojas online.

Caso a busca não traga resultados, o ASAP54 também possui uma opção de entrar em contato com uma estilista, que pode auxiliar na busca por uma peça específica. Além disso, o aplicativo possui funções sociais e permite que o usuário siga outras pessoas e acompanhe suas compras com o objetivo de buscar inspiração e boas ideias de looks.

O download ao aplicativo é gratuito e pode ser feito diretamente na App Store do iOS. Ainda não há informações sobre quando o app chegará a dispositivos Android.