SP: Aplicativo ajuda moradores a criar uma rede de segurança contra a violência

Por Redação | 30 de Abril de 2013 às 07h50

Os dispositivos móveis agora poderão ajudar a aumentar a segurança das pessoas graças a um aplicativo chamado Agentto. A novidade será implantada na região do Portal do Morumbi, em São Paulo, nos próximos 15 dias.

A proposta do app é oferecer uma central de segurança 24 horas que utiliza os smartphones para criar uma rede formada por pessoas de confiança. Os usuários podem usar o Agentto para pedir socorro em situações de perigo, como assaltos e arrastões, por exemplo.

O sistema de geolocalização permite que as pessoas vejam o local onde o usuário está sem que ele precise entrar em detalhes. O recurso ajuda ainda a avisar se existe alguma pessoa suspeita em determinada região, ou até mesmo um andarilho ou pedinte, no caso de comunicar um "problema público".

Além disso, a função de "pânico silencioso" permite que o usuário envie um pedido de ajuda de maneira rápida e sem chamar a atenção de assaltantes, por exemplo, pois basta apenas realizar um gesto na tela do smartphone para que um pedido de ajuda silencioso seja enviado. Em seguida, o aparelho volta para a tela inicial.

Agentto

No caso do Morumbi, além da região do Portal, o projeto de criar uma rede de segurança comunitária envolve 360 condomínios com cerca de 100 mil moradores que fazem parte da Samovis (Sociedade Amigos do Morumbi e da Vila Suzana). A ideia é que os próprios condôminos paguem pela compra de smartphones para os porteiros, que são uma peça chave para a comunicação de segurança.

"Num estágio avançado, a intenção é englobar, além de moradores e porteiros, empresas de segurança, Consegs e até a PM", explicou Celso Neves Cavallini, presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) do Portal do Morumbi, em entrevista à Folha de S. Paulo.

O aplicativo Agentto é gratuito e está disponível para download em versões para Android, iOS e Windows Phone.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.