Aplicativo ajuda a realizar auto-exame para câncer de pele

Por Redação | 18 de Julho de 2012 às 14h50

O aplicativo chamado UMSkinCheck foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, EUA, para ajudar os usuários a detectar sinais de câncer de pele utilizando seus smartphones. O usuário é instruído a tirar uma sequência de 23 fotografias de diferentes partes do corpo, todas indicadas por meio de um passo a passo.

UMSkinCheck

Imagem: Reprodução / App Store

A ideia é utilizar essas imagens para monitorar a evolução de lesões na pele ao longo do tempo. Além disso, o aplicativo traz uma calculadora de risco, onde o usuário digita diversos dados pessoais e consegue saber se possui um perfil propenso a desenvolver a doença.

O Dr. Michael Sabel, um dos médicos envolvidos no desenvolvimento do aplicativo, explicou ao site PSFK a importância da fotografia em casos de câncer de pele:

"Fotografia de corpo inteiro é um recurso bem estabelecido para acompanhamento dos pacientes em risco de melanoma. No entanto, exige um fotógrafo profissional, que nem sempre é coberto pelo seguro, e pode ser um inconveniente. Agora que muitas pessoas têm câmeras digitais em seus celulares, é mais viável fazer isso em casa."

O UMSkinCheck está disponível gratuitamente na App Store, em versões para iPhone e iPad, mas vale lembrar que mesmo o auto-exame sendo de grande importância, o aplicativo não substitui uma visita ao médico!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.