Anatel alerta usuários sobre falso e-mail com aplicativo do nono dígito

Por Redação | 22 de Agosto de 2012 às 11h32
Tudo sobre

Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enviou um comunicado oficial nesta terça-feira (21) alertando os usuários de um falso e-mail que está circulando na rede sobre um aplicativo da agência para a inclusão do nono dígito nos telefones de DDD11.

O comunicado afirma que o e-mail se trata de um golpe e que a agência não possui nenhum tipo de aplicativo para atualizar as agendas telefônicas.

"A mensagem leva o logotipo da Anatel e de quatro prestadoras da telefonia celular", afirmou o órgão em sua página oficial. "A Anatel reitera que não envia mensagens eletrônicas sem autorização". O órgão acredita que ao clicar sobre o link de download, o usuário poderá ser redirecionado para uma página de phising, ou seja, terá seus dados pessoais e bancários roubados.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Além disso, a Anatel sugere que os usuários de telefonia móvel façam download dos aplicativos do nono dígito apenas na loja de aplicações do sistema operacional utilizado pelo usuário.

O nono dígito foi acrescentado a todos os números de celular da cidade de São Paulo e da região metropolitana no dia 29 de julho. A medida visa ampliar a quantidade de combinações de números de celulares nessa área e, daqui a três anos, estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais também serão afetados com a medida.

E-mail falso app Anatel

A agência afirma que não envia mensagens eletrônicas sem autorização prévia

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.