Airbnb e Uber querem conquistar clientes corporativos

Por Redação | 30 de Julho de 2014 às 14h15

Apesar de não serem voltadas especificamente para esse público, soluções como o Airbnb e o Uber estão cada vez mais caindo na graça das empresas por suas propostas baratas de hospedagem e transporte. As próprias companhias sabem disso e, agora, estão lançando opções voltadas especialmente para clientes corporativos, com gerenciamento de gastos e meios de pagamento integrados.

Talvez menos conhecido no Brasil, o Uber é uma ferramenta mobile pela qual, em vez de chamar um táxi ou procurar por um serviço tradicional de transporte, as pessoas podem “alugar caronas” em carros de interessados. Ou, então, no caso daqueles que querem viver a vida em grande estilo, locar limusines para rodar por aí.

Agora, todas essas ferramentas estão disponíveis no Uber for Business, integradas a soluções que permitem aos usuários controlar os gastos de seus funcionários e realizar pagamentos remotos. É possível, por exemplo, aprovar previamente a locação de um carro ou garantir que ele esteja no lugar indicado na hora marcada, sem que o viajante tenha que se preocupar com isso.

Um sistema semelhante foi aplicado pelo Airbnb no que eles estão chamando de Business Travel Portal. Por lá, estão todas as ferramentas de controle e gestão de gastos, mas também um sistema de indicação de locais para alugar nas proximidades de eventos ou salas de reunião designadas. Os usuários também podem utilizar um endereço de interesse para buscar opções nas proximidades.

A integração também é a palavra de ordem aqui. O Airbnb trabalha lado a lado com empresas como Eventbrite, Evernote e Salesforce, de forma a integrar tais soluções a seus serviços, permitindo que os usuários tenham acesso a um portfólio gigantesco de serviços a partir de um único lugar. No futuro, mais alianças do tipo estão previstas, como é o caso do Sidecar, outro serviço de chamadas de táxi e aluguel de veículos.

Mas a coisa toda vai muito além de tudo isso. De acordo com as informações do CIO, tanto o Uber quanto o Airbnb anunciaram também uma integração aos sistemas da Concur, uma solução já bastante usada no gerenciamento de viagens corporativas. Usuários destes sistemas podem criar uma conta única para acesso a todos eles ou, então, trocar facilmente de login entre as plataformas.

Por enquanto, porém, os serviços corporativos e meios de pagamento digitais estão disponíveis apenas no Canadá e Estados Unidos. A Europa encontra-se atualmente em fase de análises, com testes sendo realizados na França e no Reino Unido. Até o momento, nada de informações sobre a chegada destas soluções ao Brasil ou América Latina.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.