Quem não tem, não baixa mais: Adobe retira Flash do Google Play definitivamente

Por Redação | 15 de Agosto de 2012 às 12h15

A partir de hoje (15), a Adobe não vai mais oferecer o aplicativo Flash no Google Play, eliminando a plataforma de smartphones e tablets Android. O programa não receberá mais atualizações e não será compatível com o Android 4.1 Jelly Bean.

A empresa havia anunciado no ano passado os seus planos de eliminar o Flash do sistema Android. Na mesma época, a Adobe afirmou que o HTML5 era a melhor opção para criar e visualizar conteúdos de navegadores em dispositivos móveis.

Os usuários que ainda possuem o Flash instalado em seus dispositivos continuarão a receber atualizações de segurança, mas esta será a única medida que a empresa tomará para continuar apoiando a utilização do programa.

Adobe Flash Google Play

A Adobe continuará a produzir o Flash para PCs

Mesmo com a retirada do software dos dispositivos móveis, a empresa ainda está focada na produção de soluções em Flash para PCs. "Com o Flash, nós estávamos centrados em duas áreas", afirmou à BBC Kevin Lynch, chefe do escritório de tecnologia da Adobe. "Uma era a qualidade do jogo de console - levar para a web o nível de jogo que você pode encontrar nos consoles atualmente e com o Flash nós realmente alcançamos mais pessoas do que qualquer outra plataforma de jogos. E o segundo aspecto era a proteção de vídeos com cópias de alta segurança, garantindo que empresas como produtoras e estúdios, que querem que os espectadores assistam seus conteúdos em qualquer lugar e plataforma, tenham a certeza de que seus materiais estão protegidos".

O Flash foi lançado para smartphones em 2010 e, desde então, sofre algumas críticas. A Apple chegou a se recusar a colocar o programa em seu iPhone e iPad. Um artigo publicado pelo então CEO Steve Jobs afirmava que o Flash poderia comprometer o tempo de duração da bateria dos aparelhos e a segurança da empresa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.