8 aplicativos muito úteis para quem mora sozinho

Por Douglas Ciriaco

Parecia que este dia nunca chegaria, mas você finalmente deixou a casa de seus pais para morar sozinho (ou quase isso). Essa vitória não vem acompanhada de glórias, afinal, como diz o Tio Ben, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” e cuidar da sua própria vida é mais ou menos assim.

Então, é comum que pessoas que deixam a casa dos pais passem a se preocupar com coisas que nunca tinham pensado anteriormente, como fazer uma lista de supermercado, cozinhar sua própria comida de maneira rápida e também contratar uma diarista ou um encanador.

Atualmente, existem inúmeros aplicativos que podem ser úteis nestas e em outras tarefas comuns a quem precisa tomar conta da sua própria casa. Nós listamos oito deles, disponíveis para as principais plataformas mobile da atualidade. Confira:

1. GuiaBolso

Apps para quem mora sozinho

Cuidar das suas finanças é um bom passo para começar a morar sozinho — ou mesmo para iniciar a preparação para iniciar essa nova fase em sua vida. Nesse sentido, o GuiaBolso é um dos melhores aplicativos que existem atualmente, pois ele usa informações de sua conta bancária para manter você sempre atualizado.

Sempre que um novo gasto é indicado, ele categoriza a saída automaticamente, facilitando a sua vida na hora de saber qual “setor” está consumindo mais das suas finanças. Ele exibe atualizações em uma linha do tempo, permite que você defina metas e limites financeiros e muito mais. O app tem versões para Android e iOS.

2. BoaLista

Apps para quem mora sozinho

Na web ou nos portáteis, o BoaLista é uma ótima alternativa para você abandonar de vez o papel na hora de criar listas de compra antes de ir ao supermercado. Como ele funciona também pelo navegador do seu PC, é possível criar e editar a lista em qualquer dispositivo e, assim, acompanhar as alterações no tablet ou no smartphone durante as compras.

Totalmente gratuito, o BoaLista conta com opções avançadas, como fotos dos produtos e a possibilidade de salvar várias listas diferentes, que podem ser rapidamente acessadas conforme a sua necessidade. Por exemplo, você pode criar uma lista de compras para o churrasco no domingo e outra para as compras do mês. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

3. BrightNest

Apps para quem mora sozinho

Essa dica é útil também para quem não vive sozinho, afinal nunca é demais lavar as próprias roupas e limpar as próprias sujeiras. O BrightNest é uma coleção das mais variadas dicas para ajudar você nas mais diferentes tarefas de limpeza do dia a dia.

As dicas sugerem o uso de materiais muitas vezes pouco associados à limpeza para a remoção de manchas, criação de desinfetantes caseiros, aromatização de ambientes e muito mais. A única desvantagem é o fato de estar totalmente em inglês, o que dificulta sua utilização por quem não domina este idioma. O app está disponível para Android e iOS.

4. Helpling

Apps para quem mora sozinho

Contratar um profissional de limpeza para manter sua casa em ordem parece difícil? Isso porque você não conhece o Helpling. A ideia do app é colocar você em contato com diaristas e empregadas domésticas de forma prática, rápida e segura, e tudo isso diretamente de seu aparelho portátil.

Com ele, você solicita um profissional, escolhe o dia e horário que é melhor para você, indica por quantas horas você necessita que a pessoa trabalhe em sua residência e vê, inclusive, o preço a ser pago. É um jeito rápido e mais seguro de contratar os serviços de alguém para ajudar você na limpeza da casa. O app conta com versões para Android e iOS.

5. GetNinjas

Apps para quem mora sozinho

De forma semelhante ao Helpling, o GetNinjas oferece contato direto entre você e diversos outros profissionais, das mais variadas áreas. Você escolhe que tipo de serviço precisa, que podem incluir aí reformas ou serviços domésticos, e então vê os profissionais disponíveis próximos a você.

O legal do GetNinjas é que ele reúne informações sobre os profissionais oferecidas pelos próprios clientes, o que ajuda a dar mais credibilidade ao trabalhador e também mais segurança para quem contrata. São várias categorias e centenas de profissionais conectados neste aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

6. Jamie's 20 Minute Meals

Apps para quem mora sozinho

Você não tem tempo para gastar na cozinha? Então as receitas do Jamie Oliver, um dos chefs de cozinha mais famosos de todo o mundo, vão ser bastante úteis. Elas estão em inglês, mas podem ser de grande ajuda especialmente porque têm o intuito de serem rapidamente preparadas.

Oliver tem um programa de TV no qual ensina as pessoas a prepararem comidas saborosas de forma rápida, em menos de 20 minutos. Assim, se você tem uma vida corrida e nem sempre pode se dedicar à culinária, abandone o miojo e amplie sua gastronomia com este app disponível para Android e iOS.

7. Larica Total

Apps para quem mora sozinho

De forma semelhante ao Jamie's 20 Minute Meals, o Larica Total é feito para quem tem pouco tempo para cozinhar. Neste aplicativo você encontra “o melhor da culinária de guerrilha”, como divulgam seus desenvolvedores. A ideia é a preparação de pratos simples, saborosos e ágeis.

Então, você pode navegar pelas receitas ou até mesmo fazer buscas mais específicas de acordo com aquilo que encontra em sua geladeira. Basta pesquisar por ovo e queijo, por exemplo, para ver tudo o que pode ser feito com essas duas iguarias da cozinha rápida. O app tem versões para Android e iOS.

8. Imovelweb

Apps para quem mora sozinho

Morar sozinho às vezes significa uma busca constante por um lugar para ficar. Assim, o Imovelweb pode ser bem útil, afinal ele é um dos principais serviços da atualidade quando o assunto é alugar, comprar ou vender imóveis. Com diversas cidades em seu banco de dados, basta filtrar os resultados para chegar ao que você procura.

Além disso, você encontra informações sobre quem está oferecendo o imóvel, vê fotos, localização no mapa e muito mais. O serviço pode ser acessado pela web, direto do seu navegador, ou então por meio de dispositivos com Android e iOS.

Conhece algum bom aplicativo indicado para quem mora sozinho? Então compartilhe sua dica aqui embaixo, na caixa de comentários.