Publicidade

7 apps para turbinar sua preparação para o ENEM

Por| 02 de Novembro de 2017 às 18h10

Link copiado!

divulgação
divulgação

A primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, está marcada para a tarde do próximo domingo (5). Neste dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, enquanto as avaliações de Ciências da Natureza e Matemática estão agendadas para o período vespertino do dia 12 de novembro.

Para ajudar a sua preparação nesses últimos dias antes do exame, nós trouxemos uma lista de apps totalmente gratuitos que podem aliar o aprendizado à praticidade tecnológica.

1) ENEM 2017

Esse é o aplicativo oficial do INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e órgão responsável  pela organização e aplicação do ENEM. Através do ENEM 2017 você pode acompanhar o cronograma oficial das provas, tirar suas dúvidas sobre o funcionamento do exame, acompanhar a sua inscrição, ver seus locais de prova e ainda receber notícias relacionadas ao ENEM diretamente da organizadora.

Continua após a publicidade

(Play Store / App Store)

2) Enem 2017 Simulado Gabaritando

Que tal ter acesso gratuito não só a questões e simulados, mas também a conteúdo didático de qualidade, resumos dos principais tópicos cobrados e ainda assistir a vídeoaulas? Essa é a proposta do Enem 2017 Simulado Gabaritando, um app que te incentiva a estudar através de tokens que você recebe ao completar questões e exercícios e servem para desbloquear mais funcionalidades no aplicativo. Com ele você pode personalizar seus simulados, escolhendo as matérias ou assuntos que deseja treinar. Outro recurso bacana é poder salvar suas respostas para depois retomar seus estudos de onde parou.

Continua após a publicidade

(Versão 2017 disponível apenas na Play Store)

3) Passei! ENEM

Um dos mais famosos aplicativos de simulados voltados para o Ensino Médio e Vestibulares, o Passei! ENEM traz um banco de questões extenso, com mais de 500 exercícios tirados de edições anteriores do ENEM, para que você teste seus conhecimentos em relação a todo o conteúdo programático do exame. O aplicativo salva as suas respostas automaticamente para que você possa perceber a diferença no seu desempenho após os estudos. Para aqueles assuntos em que o candidato encontra mais dificuldade, o app também permite que o usuário insira seus próprios comentários e anotações nos exercícios resolvidos e nunca mais ter dificuldades em responder corretamente às questões, fixando melhor o conteúdo estudado.

Continua após a publicidade

(Disponível apenas na Play Store)

4) GoConqr

O GoConqr oferece uma experiência de ensino colaborativo online ao disponibilizar Grupos de Aprendizagem que conectam estudantes e educadores interessados em se preparar para o ENEM ou outros certames, como concursos públicos. Com o aplicativo você pode visualizar, compartilhar e salvar mapas mentais, quizzes, resumos em slide e outros recursos úteis na caminhada em direção à aprovação. Numa proposta semelhante ao aplicativo Pinterest, você pode pinar os materiais de aprendizado que você desejar no mural associado à sua conta e organizá-los da forma que for mais agradável aos seus estudos. Esse é pra quem adora estudar em grupo e deseja encontrar amigos para caminhar junto rumo à aprovação!

Continua após a publicidade

(Play Store / App Store)

5) AppProva

Com design amigável e intuitivo, o AppProva traz simulados baseados em questões que foram utilizadas anteriormente no ENEM e nos vestibulares das principais universidades federais do país. Com ele você pode se preparar não apenas para o ENEM, mas também para os processos seletivos próprios das instituições de ensino superior que você quiser. Apesar da ótima avaliação pelos usuários, o aplicativo tem um pequeno defeito: não permite que os simulados sejam realizados quando o estudante se encontra sem conexão com a internet.

Continua após a publicidade

(Play Store / App Store

6) Nota 1000

É difícil de acreditar, mas esse aplicativo é completamente gratuito. Com uma proposta de tema de redação diferente por dia, basta você escrever seu texto e enviá-lo para a equipe do Nota1000 e esperar até três dias para receber a correção com feedback no seu e-mail. Os corretores são professores experientes na área, alguns inclusive já trabalharam anteriormente junto a bancas examinadoras responsáveis por vestibulares e concursos públicos, como o CESPE/CEBRASPE, responsável pela correção das provas de redação do ENEM até sua edição de 2016. Também é possível tirar dúvidas diretamente com os professores online e participar de chats com outros estudantes usuários do aplicativo.

Continua após a publicidade

(Disponível apenas na Play Store

7) Imaginie

A Imaginie é a maior plataforma de correção de redações voltada para o ENEM do Brasil mas não é gratuita, infelizmente. Entretanto, uma parceria da Imaginie com o Guia do Estudante vai distribuir semanalmente entre 50 e 250 correções gratuitas. Para se aventurar atrás de um vale-correção basta aguardar a divulgação nos sites dos parceiros de qual será o tema da semana, correr para se cadastrar nesse link aqui e torcer para ser um dos primeiros. Os premiados poderão ter suas redações publicadas no Guia do Estudante, além de receber um feedback para lá de detalhado: a correção através da Imaginie costuma ser enviada ao estudante em até 24 horas, além de contar com vídeoaulas de acordo com os erros mais cometidos, comentários e notas por competência do ENEM, como ortografia, adequação ao tema e concordâncias.

Continua após a publicidade

(Play Store / App Store)

Super Bônus: como tirar 1000 na redação do ENEM?

Nem só com questões de múltipla escolha se faz uma boa prova de ENEM. A prova de redação, que será aplicada no primeiro dia do exame juntamente com as provas de Ciências Humanas e Linguagens, pode te colocar até mil pontos à frente da concorrência.

Continua após a publicidade

De acordo com o levantamento feito por especialistas, os temas mais prováveis para a prova de redação dessa edição de 2017 do exame são:

- Intolerância à população LGBT brasileira;

- Mobilidade Urbana;

- Acessibilidade no Brasil;

Continua após a publicidade

- Analfabetismo funcional no Brasil;

- Desafios da inclusão digital no Brasil;

- Desafios da saúde pública no Brasil;

- Intolerância à diversidade de organização familiar no Brasil;

Continua após a publicidade

- Aumento no índice de sobrepeso no Brasil;

- Bullying na sociedade brasileira; e

- Soluções para o sistema carcerário brasileiro.