5 aplicativos para ajudar pequenas e médias empresas

Por Douglas Ciriaco

Se a sua empresa é de pequeno ou médio porte, pode ser que alguns pequenos ajustes possam tornar o ambiente mais agradável e produtivo. Para isso, há uma série de aplicativos que podem integrar melhor sua equipe e tornar ainda mais fácil a criação e execução de projetos.

Melhorar a comunicação, ter um espaço para compartilhamento em grupo de arquivos, documentos e planilhas, além de um serviço que funciona como uma rede social interna para a sua empresa: tudo isso é capaz de dar uma grande ajuda em seus negócios.

Nós selecionamos agora cinco aplicativos que se encaixam na descrição feita acima e muito mais.

1. Skype

Apps para empresas

Em tempos de WhatsApp e Telegram, o Skype ainda sobrevive como uma das melhores e mais completas opções para comunicação instantânea via internet. Isso porque ele pode servir para fazer ligações para telefones fixos e móveis, bem como para contatar outros usuários do serviço.

Além de permitir a troca de mensagens de texto de várias formas (PC-PC, PC-smartphone/tablet ou smartphone/tablet-smartphone/tablet), ele realiza chamadas de voz e de vídeo. Em suma, estando conectado a internet e tendo o Skype instalado em seu aparelho não há como ficar sem comunicação.

2. Google Docs

Apps para empresas

O Google Docs virou o Google Drive e, depois, voltou a ser uma suíte de aplicativos para escritório. Agora, porém, ele é Documentos, Planilhas e Apresentações, servindo como alternativa rápida, gratuita, compartilhada e muito competente para quem precisa criar e editar documentos de texto, planilhas ou apresentações de slides.

Combinado com o Google Drive, o serviço de armazenamento nas nuvens do Google você pode criar e guardar arquivos na web. Além disso, o Drive pode ser instalado tanto no smartphone quanto no tablet ou PC, integrando tudo e tornando ainda mais fácil o compartilhamento de dados.

3. Bitrix24

Apps para empresas

Esta é a dica mais completa desta lista. Bitrix24 é uma verdadeira caixa de ferramentas que pode ser útil para empresas de diversos tamanhos. Isso porque ele é uma espécie de rede social focada para um ambiente específico que integra smartphones, tablets e web. Com ele, você tem uma central para gerenciamento de tarefas, agenda, compartilhamento de arquivos e ainda espaço para discussão.

Você pode reunir sua equipe e, então, criar um espaço mais prático e eficaz para trocar informações a respeito de um projeto, por exemplo. Além disso, é possível realizar chamadas audiovisuais para tornar o contato ainda mais direto entre todos os participantes. Ele conta com um plano gratuito, mas limitado, então vale pesquisar os benefícios de uma assinatura paga.

4. Evernote

Apps para empresas

O Evernote é uma central completa para quem quer um método rápido e eficiente para guardar informações. Em suma, tudo o que você imaginar que pode ser registrado em notas, de textos curtos aos mais longos, poderá ser feito com este serviço. Ele é amplo, variado e multiplataforma.

Além disso, pode servir como um sistema de lembretes para você compartilhar com outros membros de uma equipe de trabalho. Assim, ninguém perde nada, é possível dividir conteúdo de forma ágil e tudo isso sem nenhuma grande complicação.

5. TeamViewer

Apps para empresas

Por fim, o TeamViewer é a última dica desta lista. Este aplicativo também é fácil de ser usado e pode ser crucial na hora de resolver algum problema de forma remota em um computador. Isso porque ele permite o compartilhamento da área de trabalho, bem como acesso a um PC que está longe.

Suas funções podem ser bem amplas a partir disso, basta saber explorar todo os seus recursos. De modo geral, ele é fácil de usar e está disponível para muitas plataformas, algo ideal para um serviço do gênero.

Conhece algum aplicativo que poderia estar nesta lista, mas que ficou de fora? Então, por gentileza, compartilhe sua dica com todos escrevendo-a nos comentários logo abaixo.