100 mil usuários de iOS caem em golpe de videochamada no WhatsApp

Por Redação | 03.11.2016 às 18:29

O recente anúncio de uma atualização que habilita chamadas de video no WhatsApp abriu espaço para uma nova onda de ataques maliciosos para usuários do aplicativo.

Segundo divulgou a Kaspersky os ciberataques miram os usuários de iPhones, já que a novidade por enquanto só está disponível para a versão do app no Android.

Não cientes do fato que a novidade ainda não saiu para o sistema operacional do iPhone, usuários estão acessando um link malicioso para ativar o recurso.

Link malicioso passado via mensagem no WhatsApp (Foto: reprodução/Canaltech)

Ao clicar no link, ao usuário será solicitado repassar a mensagem para seus contatos e após isso ele ele é direcionado para a instalação de softwares de origem duvidosa.

Além disso, o link pede dados da conta Apple do usuário, o que pode incluir a cobrança não-solicitada de valores mensais no cartão de crédito, caso ele tenha um ligado à sua conta.

Segundo a Kaspersky Lab, mais de 100 mil pessoas já foram afetadas por este golpe. De acordo com a empresa de segurança, a dica é não se deixar levar por estes avisos e esperar um anúncio oficial do WhatsApp sobre a chegada do recurso para seu app na iOS.

"Brevemente o WhatsApp disponibilizará o recurso em todas as plataformas. Essa é uma tática comum dos criminosos, que exploram novos recursos e novidades de plataformas populares em seus golpes”, afirmou a empresa de segurança.

Fonte: Convergência Digital, UOL