Vídeos falsos espalham malwares pelo Facebook

Por Redação | 25 de Abril de 2016 às 12h23

A ESET, uma das mais conhecidas e respeitadas empresas do ramo da segurança digital, publicou nesta segunda-feira (25) um alerta a respeito de malwares espalhados por meio de vídeos falsos no Facebook. O ataque consiste no uso de perfis que se passam por pessoas reais e publicam vídeos fakes na timeline ou enviam o link por mensagem privada para outro usuário que, ao clicar, é redirecionado a uma versão falsa do YouTube. Lá, a página induz a instalação de um plugin para a reprodução do conteúdo, infectando o navegador.

Neste instante, o vírus passa a usar a conta do Facebook associada àquele navegador para enviar a mesma mensagem para outras pessoas, tanto postando na linha do tempo e marcando todos os seus contatos quanto por meio do Messenger. De acordo com a ESET, a ação do malware já foi registrada em mais de 30 países, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, Alemanha, Hungria, Turquia, Rússia e Nova Zelândia.

As ameaças em questão foram identificadas como JS/Kilim.SO e JS/Kilim.RG. O laboratório de segurança alertou que, até o momento, o ataque ocorreu com sucesso somente no Google Chrome. De qualquer maneira, tomar cuidado com postagens suspeitas e páginas que pedem a instalação de plugins é sempre importante. “Campanhas maliciosas no Facebook tendem a atingir um número massivo de usuários e obter altas taxas de êxito. Apesar do ataque ser focado apenas no Google Chrome, nada impede que a campanha maliciosa se estenda aos usuários de outros navegadores no futuro", afirma o presidente da ESET Brasil Camillo Di Jorge.

Sou vítima do golpe, e agora?

Se você foi vítima do golpe, a ESET recomenda primeiramente remover a extensão “Make a GIF” (uma versão falsa deste plugin é usada para espalhar o malware) do Chrome — faça isso acessando o menu “Extensões” nas configurações do navegador ou digite chrome://extensions na barra de endereços. Depois, o ideal é fazer uma limpeza no sistema com o seu programa antivírus.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.