McAfee disponibiliza ferramenta que detecta vírus em chips

Por Redação | 15 de Março de 2017 às 22h14

A McAfee, da Intel Security, acaba de liberar o framework de uma ferramenta de proteção antivírus que varre o sistema em uma camada bastante profunda. O novo antivírus é responsável por analisar o firmware de um componente responsável por iniciar o hardware de computadores modernos e carregar o sistema operacional, chamado UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), que na verdade é um chip que fica na placa-mãe do computador.

Tanto investimento de tempo e recursos na proteção em nível de UEFI tem explicação: há muitos anos, especialistas pesquisam possibilidades de ataques contra o componente, já que ele é mais poderoso que a antiga BIOS. Apesar de não haver relatos de ataques em larga escala nesse quesito, os vírus que se instalam no chip não são removidos com a formatação da máquina, o que torna o caso mais sério do que parece. Apenas com a formatação do firmware, o problema é resolvido.

Há indícios de que a CIA planeja realizar ataques via UEFI, de acordo com o Vault 7, conjunto de vazamentos disponibilizado pelo Wikileaks. Este seria um dos principais motivos pela McAfee estar trabalhando tanto em uma ferramenta de varredura mais abrangente, batizada de CHIPSEC. A novidade faz varreduras tanto nos componentes como na BIOS e no UEFI do computador, e conta com vários módulos para acessar interfaces diversas e até mesmo realizar buscas forenses.

O CHIPSEC é compatível com Windows, Linux, Mac OS X e toda a plataforma UEFI. Para saber mais sobre a ferramenta, você pode ler o manual disponibilizado pela McAfee (em inglês). O framework completo está disponível gratuitamente para download no Github.

Via G1

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.