Karamba Security desenvolve firewall para veículos

Por Redação | 08.04.2016 às 02:30 - atualizado em 08.04.2016 às 05:21
photo_camera CNBC

Muito se investe em tecnologias para garantir a segurança de diversos dispositivos, mas quando se fala de carros o assunto ainda é recente. No ano passado, por exemplo, a Chrysler passou por sérios problemas envolvendo a segurança de seu sistema, que se mostrou frágil ao ser facilmente acessado por hackers. Pensando que cada vez mais o mercado para carros inteligentes se amplia, questões que envolvem a segurança de seus sistemas se tornam essenciais, já que com a conectividade os veiculos acabam ficando mais vulneráveis.

A partir da detecção dos riscos de invasão dos carros por hackers, que podem assumir o controle do veículo, uma empresa nova no mercado, chamada Karamba Security, desenvolveu um firewall para estes veículos. O sistema funciona a partir da junção de uma série de programas, que são responsáveis por manter os pontos de acesso do veículo em segurança, como entradas USB, Bluetooth e Wi-Fi.

A vulnerabilidade dos carros modernos existe por conta da ECU – Eletronic Control Unit –, que é responsável por executar a maioria das funções do veículo, desde o volante até os sistemas de navegação. Em carros conectados, a ECU se torna alvo de ação para hackers, e então a Karamba Security permite a detecção de tentativas de invasão e bloqueia a sua execução.

O objetivo da Karamba é que seu sistema seja implantado em carros que já estão rodando e também seja instalado na linha de produção dos fabricantes de carros inteligentes.

Via: The Next Web