Entenda porquê não existe mais antivírus gratuito

Por Redação

Os antivírus gratuitos já não são mais como antes, pois as empresas agora estão agregando serviços diferenciados como adware, spyware, barras de ferramentas e outros recursos rentáveis. O anúncio, na verdade, acaba sendo apenas um atrativo para puxar os usuários para produtos pagos.

Veja alguns exemplos de como as empresas estão tentando atrair esses assinantes:

Mudando a sua ferramenta de busca

As empresas de antivírus tentam fazer a alteração do motor de buscas dos usuários para um de sua própria escolha. Com isso, a pessoa acaba monetizando a companhia clicando em anúncios ou apenas pelo fato de usar o buscador. Elas também conseguem mudar a sua página inicial, direcionando o tráfego para sites cheios de publicidade.

Instalando a barra de ferramentas Ask

A maioria dos usuários já se deparou com as famosas e irritantes barras de buscas e ferramentas do Ask, que às vezes são camufladas com outros nomes

Programas adicionais

As marcas também aproveitam para instalar programas adicionais automaticamente durante a instalação do antivírus. Quem nunca se irritou com aqueles programas que oferecem descontos e promoções que quase nunca existem?

Rastreio

As empresas conseguem rastrear os hábitos de navegação do usuário, além de outros detalhes pessoais. Provavelmente, essas informações são vendidas para terceiros com o intuito de continuar monetizando.

Conheça alguns dos antivírus que acabam instalando outros serviços no seu computador:

Comodo Free

O Comodo tenta mudar o motor de busca do usuário para o Yahoo! e ainda tenta incluir o software de suporte técnico pago GeekBuddy. Além disso, ele pode alterar configurações do servidor DNS do seu computador e instalar um navegador chamado "Chromodo".

Ad-Aware Free

Este software da Lavasoft empurra para o usuário um programa de "proteção web", definindo o SecureSearch como página inicial e motor de busca do seu navegador. Na verdade, ele é criado com base no Yahoo!, ou seja, o buscador é como se fosse um Bing camuflado.

Avira Free Antivirus

Assim como os exemplos ja citados, o Avira incentiva o usuário a instalar a barra de buscas Avira SafeSearch Plus, que também é apenas um novo nome para o Ask.

ZoneAlarm Free Antivirus + Firewall

Este antivírus instala uma barra de buscas chamada ZoneAlarm Search, além de uma barra de ferramentas que, mais uma vez, é uma versão rebatizada do Ask.

Panda Free Antivirus

O Panda tenta fazer a instalação de uma barra de ferramentas de segurança no seu navegador e altera o motor de busca para o Yahoo!.

AVG Free

O AVG conta com diversos utilitários que não são bem-vindos, como a sua barra de ferramentas de segurança, o AVG Rewards e o AVG Web TuneUp, por exemplo.

Malware Bytes Anti-Malware Free

O MalwareBytes não tenta instalar nada no seu computador, mas a versão gratuita não oferece proteção em tempo real, oferecendo apenas uma ferramenta para verificações manuais que detecta muitos dos adwares instalados por outros programas. Tudo isso, claro, encorajando o usuário a pagar pela versão completa. Recomenda-se o uso com outro antivírus.

Sendo assim, o que devo usar?

Já dá para ter uma ideia que boa parte dos antivírus gratuitos acabam empurrando programas não desejados para os usuários. O ideal é optar por produtos que são, de fato, sem custo algum, como o Windows Defender, da Microsoft, que acompanha o Windows 8, 8.1 e 10.

Se você tem dúvidas sobre qual solução antivírus adotar, nós preparamos uma lista com os melhores pagos e gratuitos para você.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.