O que há de novo no F-Secure Antivirus 2013

Por Pedro Cipoli

A versão 2013 do F-Secure Internet Security foca bastante na simplicidade da configuração e pouco consumo de recursos de processamento e memória, sem deixar de proteger a máquina. Com apenas alguns cliques é possível fazer qualquer tipo de tarefa sem complicações adicionais, o que não acontece na instalação do programa, que consideramos bastante burocrática. A boa notícia para os usuários do Brasil é que o software pode ser configurado em português brasileiro logo na instalação.

Proteção para Windows 7 e 8

Para quem adquiriu uma licença é necessário ir até o site oficial da empresa, acessar a aba downloads, localizar o F-Secure Internet Security 2013, preencher uma ficha e receber um e-mail com o link para download do instalador, e então (ufa!) a instalação começa. Para quem não quiser ter esse trabalho basta acessar o link para download em nosso parceiro UltraDownloads.

As etapas, a partir de então, são bastante simples e um recurso bastante interessante é apresentado: o instalador verifica se o Windows possui algum antivírus ou firewall ativo - neste caso, desativando-os ou desintalando-os caso seja necessário.

Instalação

Essas são boas noitícias, pois além de liberar recursos de sistema com dois programas executando as mesmas funções, é uma ferramenta que aumenta a segurança da máquina, pois ao contrário do que pode parecer, rodar dois antivirus na mesma máquina pode abrir brechas de segurança ou mesmo corromper o Windows 7 ou 8.

Depois de instalado, configurar o F-Secure é bastante simples. Vemos somente 3 opções na tela inicial que cobrem quase todas as funções do programa:

Tela inicial

Na visualização das "Estatísticas", o programa mostra o que foi feito até o momento, desde atualizações até verificações. Na tela "Status", o F-Secure mostra as estatísticas de arquivos verificados e aplicações consideradas suspeitas que foram autorizadas pelo usuário. Aparece também a data da última verificação por malwares, sendo importante realizar esse processo pelo menos uma vez a cada quinze dias para manter o sistema sempre seguro.

Estatísticas

Mesmo que o F-Secure forneça uma interface simples com as opções mais gerais, o programa também oferece um menu com configurações mais avançadas de firewall, controle de spam e outros menus com alterações pontuais, sendo opções mais voltadas para usuários avançados ou máquinas de uso corporativo.

Configurações

Proteção para dispositivos móveis

A licença do F-Secure Internet Security, que custa aproximadamente R$ 89 no Brasil para o período de um ano, inclui também a proteção para dispositivos móveis F-Secure Mobile Security, tanto para iOS quanto Android. Infelizmente não é possível localizar o aplicativo no Google Play, sendo necessário ir até a página de downloads oficial da empresa diretamente do navegador do dispositivo e configurar o aparelho para permitir a instalação de "aplicativos com fontes desconhecidas" para instalá-lo.

Após instalá-lo, ele fará uma verificação inicial dos aplicativos instalados e arquivos do tablet ou smartphone, onde é necessário verificar se as detecções são válidas ou não, pois em nossos testes o F-Secure Mobile Secure considerou nosso papel de parede animado como um malware, de forma que o colocamos na lista de arquivos permitidos.

F-Secure Mobile Security logo

F-Secure Mobile Security logo

F-Secure Mobile Security logo

Agora é possível navegar na internet sem se preocupar com problemas de segurança, mas somente com o "Browser seguro" do F-Secure. Consideramos isso uma falha, pois o app não acrescenta uma camada de segurança ao navegador que mais utilizamos (como Chrome, Opera, Internet Explorer ou Firefox), mas apenas substitui todos os atalhos dos outros navegadores para um link ao browser do F-Secure Secure Browser.

Conclusão

Com módulos atualizados e adição de uma licença para seu tablet ou smartphone, o F-Secure é uma boa opção para quem deseja investir em programas para proteger seus dispositivos. Uma licença inclui várias ferramentas de proteção para o Windows 7 ou 8 e ainda protege seu Android ou iPhone, consumindo poucos recursos de ambos.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!