Kaspersky PURE 3: antivirus, firewall, backup, criptografia e muitos mais

Por Pedro Cipoli

Para muitos usuários, ter um antivirus e um firewall instalado na máquina não é só obrigatório, mas no mínimo necessário para se sentir relativamente seguro. Mas a brincadeira não para por aí. Além do pacote Internet Security (Antivirus + Firewall), o nível de sofisticiação dos vírus e qualquer tipo de ameaça aumentou bastante com o tempo, sendo necessário mais alguns softwares de segurança dedicados para podermos respirar melhor quando navegamos na internet, em especial quem costuma acessar o Internet Banking com alguma frequência.

Hoje vamos conhecer o Kaspersky PURE 3, que oferece tudo de melhor que o Kaspersky Lab tem a oferecer. Além do já conhecido e premiado Kaspersky Internet Security (KIS), ele traz uma combinação bastante completa de outros módulos de segurança, como cirptografia, gerenciador de senhas, exclusão segura de dados e backup seguro. Vamos conhecer alguns deles em mais detalhes.

Antivirus + Firewall

A Instalação do PURE 3 ocorreu sem problemas em nossa máquina de testes. Após terminar a instalação e atualização do banco de dados de assinaturas, o programa solicitou uma varredura rápida para ficar com o status OK. Ela foi até bem rápida, processando cerca de 90 GB de dados em menos de 5 minutos, assim como instalou rapidamente dois complementos nos navegadores Chrome e Firefox: o Dinheiro Seguro e o Anti-Banner, de que falaremos mais adiante.

Interface PURE 3

A interface do PURE 3 é bastante funcional e possui ícones grandes, e, mesmo que nossos testes tenham sido executados em uma máquina com o Windows 7, percebemos uma adaptação muito boa para o Windows 8 com telas sensíveis ao toque. Utilizá-lo é bastante simples. Se o ícone da área de notificações apresentar um "!", basta abrir a interface para ver o que está rolando, e, não importando qual é o problema, um simples clique no botão "Reparar" faz todo o trabalho.

Status do PURE 3

Se várias tarefas estiverem pendendes, o PURE 3 irá listá-las:

Problemas do PURE 3

Controle de Pais e Dinheiro Seguro

Se a máquina for compartilhada entre uma família, o PURE 3 pode controlar quem acessa o que através do Controle de Pais. Há alguns perfis pré-definidos, como "Criança" e "Adolescente", além de uma opção que habilita a criação de relatórios sobre como o computador é utilizado, algo especialmente útil. É possível personalizar ao máximo, desde o bloqueio de sites específicos como a abertura, instalação ou desinstalação de programas.

Controle de pais
Relatórios personalizados

No caso do Dinheiro Seguro, o PURE 3 executa a aba do Internet Banking de seu banco (Itaú, em nosso exemplo) dentro de um ambiente seguro, com teclado personalizado (algo útil no Internet Banking da Caixa), além de não armazenar nenhum dado do usuário (o que já deixaria muitos vírus sem função, já que não há dados armazenados no disco rígido). Isso tudo executado dentro de uma sandbox, onde nenhum dado entra ou sai da sessão (impedindo keyloggers de funcionar).

Dinheiro Seguro

Backup e criptografia

Usuários mais antigos sabem a importância de ter um sistema de backups, e ficamos bastante felizes de saber que o PURE 3 já possui essa função nativamente. É bastante simples de configurar, bastando apenas selecionar as pastas desejadas e o local onde os arquivos serão armazenados, atribuindo uma senha mestra para restaurá-los

Backup 01
Backup 02

É possível, inclusive, armazenar os dados em gerenciadores de arquivos na nuvem, como é o caso do Dropbox.

Backup Dropbox

No caso da criptografia, temos um esquema de funcionamento bastante funcional. Ele não criptografa arquivos per se, mas sim os armazena em um contêiner "pré-criptografado", que funciona como uma pasta acessada somente por senha.

Criptografia 01

Basta abrir o contêiner, arrastar os arquivos que deseja manter seguro e fechá-lo, impossibilitando o acesso para todos os usuários que não possuem a senha.

Criptografia 02

Kaspersky Rescue Disk (KRD) e Gerenciador de Senhas

O KRD pode ser visto como a última linha de defesa de seu computador. Imaginem um cenário no qual você fique um bom período de tempo baixando arquivos piratas, compartilhando arquivos em uma rede P2P não segura e costuma clicar em "anúncios" de sites de pornografia (um padrão também conhecido como "eu quero infectar o meu computador a qualquer custo").

Kaspersky Rescue Disk

Para esses usuários, é possível criar um disco de inicialização e bootá-lo para limpar o PC da forma mais hardcore possível. Mais do que isso, ele é uma solução especialmente importante caso o seu Windows/Mac seja vítima de um ransomware, que bloqueia a máquina através de um "pagamento de resgate". Basta baixar o arquivo ISO dos servidores da Kaspersky, "queimá-lo" em uma mídia de CD/DVD ou pendrive e utilizar sempre que precisar.

Kaspersky Rescue Disk 02

O Gerenciador de Senhas tem outro papel essencial. Configurá-lo pode demorar bastante, dependendo de quantos logins vocês possui por aí, mas, acreditem, vale a pena. Com ele é possível cadastrar a senha de vários serviços (Gmail, Facebook, Twitter, LinkedIn, Dropbox e assim por diante) e armazená-los em um único local.

Gerenciamento de senhas

Em seguida, basta utilizar uma senha mestra em todos os sites e não se preocupar mais em esquecer uma senha ou deixá-la exposta na internet.

Plugins de navegador

Como mencionamos no começo do artigo, após instalar o PURE 3 é possível adicionar várias extensões ao navegador para aumentar a segurança. No total são 5:

Plugins
  • Anti-Banner: funciona de forma semelhante ao Ad-Blocker, impedindo o carregamento de publicidade nas páginas;
  • Content Blocker: um parceiro do Anti-Banner, bloqueando determinados tipos de conteúdo que podem conter códigos maliciosos (em flash ou javascript, por exemplo);
  • Conselheiro de URLs: através da base de dados da Kaspersky, essa extensão mostra a reputação do site em relação a vírus ou outros tipos de ameaça;
  • Dinheiro seguro: necessária para o funcionamento do módulo Dinheiro Seguro descrito anteriormente;
  • Teclado virtual: cria uma janela para login em alguns sites e digitação segura de senhas em um Internet Banking.

Conclusão

Considerando todos os recursos do Kaspersky PURE 3 e o seu valor de R$ 119,95 anuais, acreditamos que ele possua um excelente custo benefício. Além de ser um dos antivirus mais premiados do mundo, as ferramentas adicionais dão ao usuário um excelente controle sobre os seus dados e ao computador de forma geral. Sem entrar na discussão de antivírus pagos versus antivirus gratuitos, o PURE 3 tem um dos melhores custo-benefícios disponíveis – acreditamos que apenas o Norton 360 ofereça tantos extras quanto ele.

Consumo de recursos

Para sermos sinceros, além do Internet Security, muitos dos extras do PURE 3 podem ser encontrados de forma gratuita na internet. Porém, serão todos programas independentes que não conversarão entre si, além de consumir mais recursos da máquina para operar. Vale a pena? Para quem já sofreu algum ataque de perda de dados, com certeza sim, pois o valor da licença não é baixo, mas oferece proteção que nos faz parar de preocupar em quais site entramos ou se alguém quer acessar nossos arquivos pessoais.

Vantagens

  • Antivírus com reconhecimento mundial;
  • Baixo consumo de recursos de sistema;
  • Bom conjunto de extras;
  • Caso o usuário possua várias licenças, é possível gerenciá-las de forma centralizada.

Desvantagens

  • Apesar de tudo, o seu valor de licença é maior do que o dos concorrentes;
  • O usuário pode não utilizar todos os recursos oferecidos, mas ainda assim paga o valor integral.
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.