Avast tira fórum do ar após ter sistemas invadidos

Por Redação | 27.05.2014 às 11:36

Parece ironia, mas o site de uma das maiores empresas de segurança foi invadido e dados de usuários do seu antivírus foram roubados.

A Avast retirou nesta segunda (26) seu fórum do ar após anunciar em seu blog oficial a perda dos dados. Apesar de não ter causado danos significativos, o ataque mostra que nem os experts em segurança estão completamente seguros.

A comunidade do site possui 200 milhões de usuários e aproximadamente 400 mil contas foram afetadas. Os cibercriminosos conseguiram roubar nomes de usuários, e-mails e senhas, que estavam criptografadas por algum algorítmo, como o SHA-1 ou MD5.

A empresa afirmou que dados financeiros dos usuários não foram comprometidos, mas, apesar de ser difícil descriptografar as senhas, é possível que um sistema sofisticado de consiga quebrar a criptografia de algumas dessas senhas. A empresa aconselha que os usuários troquem imediatamente as senhas de outros sites cuja senha é igual à utilizada nos fóruns.

Explicando-se, o CEO da empresa, Vince Stecker, afirmou que a comunidade utilizava uma plataforma que não foi desenvolvida pela companhia, mas que agora planejam transferir tudo para uma nova plataforma, mais rápida e segura.