Após atualização, Windows Defender é capaz de remover o adware da Lenovo

Por Redação | 20 de Fevereiro de 2015 às 17h44
photo_camera Rafael Romer/Canaltech

Se você foi um daqueles pegos de surpresa após descobrir que a Lenovo instalou um adware chamado Superfish em computadores novos, não se desespere. Isso porque o Windows Defender, o antivírus da Microsoft que cuida de todo o sistema de defesa do Windows 8/8.1, recebeu uma atualização e é capaz de remover completamente o malware.

E ele não remove apenas o adware, mas também corrige a “falha” de certificação que permitia ao Superfish atuar. O malware não apenas rouba tráfego da internet como também viola a sua privacidade ao rastrear buscas realizadas nos navegadores Google Chrome e Internet Explorer a fim de oferecer links pagos em meio a resultados legítimos.

De acordo com o PC World, quem descobriu a atualização foi o engenheiro de segurança Filippo Valsorda, da Cloudflare, que mantém um site na web por meio do qual é possível verificar se você está infectado com o adware. Mais tarde, um porta-voz da Microsoft confirmou a nova capacidade do programa antivírus.

“O software de segurança da Microsoft detecta e remove o Superfish dos dispositivos Lenovo”, informou.

Windows Defender

Santo de casa fazendo milagre

Vale lembrar que o Windows Defender é o sistema antivírus padrão do Windows 8, mas as fabricantes podem desativá-lo a fim de oferecer algum outro serviço do gênero como cortesia (ou como venda casada mesmo). Entretanto, basta remover o programa antivírus que você não quer mais e encontrar o Windows Defender pela Tela Inicial do Windows para ativá-lo novamente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.