Kaspersky lança solução que protege o PC antes mesmo da inicialização do OS

Por Redação | 24 de Abril de 2013 às 16h15

A Kaspersky Lab anunciou o lançamento de um novo anti-malware que promete proteger o computador antes mesmo que seu sistema operacional seja iniciado. A nova solução é capaz de verificar determinados arquivos e detectar qualquer malware que possa estar escondido na plataforma.

A solução anti-malware foi batizada de ‘Kaspersky Anti-Virus para Unified Extensible Firmware Interface’, ou simplesmente KUEFI. O nome já deixa claro que a novidade é destinada ao sucessor do BIOS, o Unified Extensible Firmware Interface (UEFI), uma forma mais avançada e versátil de dar boot no computador.

Saiba mais: O que é UEFI?

Rootkits e bootkits são tipos de trojan capazes de ficar ativos no sistema operacional antes mesmo que o antivírus convencional instalado na máquina seja carregado, e podem ainda impedir que a proteção do OS seja carregada por completo. O novo antivírus da Kaspersky compatível com UEFI verifica a presença desses e outros tipos de ameaças e evita sua execução a partir do boot.

Basicamente, através do carregamento de um chip ROM, o KUEFI será capaz de verificar os arquivos do sistema antes deles serem carregados e detectar qualquer malware que possa estar escondido na plataforma. Dependendo do modo de utilização, uma vez que é detectada uma ameaça, o anti-malware pode alertar o usuário ou bloquear completamente o processo de inicialização da máquina até que o problema seja resolvido.

"O lançamento do KUEFI nos traz a vantagem que procuramos por tanto tempo em nossa luta contra o malware", disse Nikolay Grebennikov, CTO da Kaspersky Lab em nota à imprensa. “Anteriormente nossos inimigos estavam sempre um passo à frente. Eles eram os primeiros a encontrar brechas, pontos fracos ou vulnerabilidades de dia zero, enquanto tínhamos que encontrar uma solução para esses ataques. Mas agora, eles não serão mais capazes de esconder suas atividades maliciosas, uma vez que o KUEFI rodará no nível mais baixo possível para garantir que o sistema do usuário esteja limpo e seguro”, completou.

A solução é desenvolvida para ser usada por organizações com os requisitos de TI mais rigorosos, como agências de Estado, organizações militares, usinas, indústrias e quaisquer outras entidades onde a perda de dados relacionada à malware, o vazamento de dados ou corrupção representa a maior ameaça.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.