Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja como rodar aplicativos Android no Windows, Mac e Linux

Por| 09 de Outubro de 2013 às 16h35

Link copiado!

Veja como rodar aplicativos Android no Windows, Mac e Linux
Veja como rodar aplicativos Android no Windows, Mac e Linux

Você não precisa ter um smartphone ou tablet Android para ter acesso aos aplicativos oferecidos na loja virtual Google Play. Com um computador, você pode emular o sistema operacional móvel e usar normalmente serviços como o WhatsApp ou jogar games exclusivos para dispositivos móveis, como o Subway Surfers ou Temple Run.

Se você usa Linux, Mac ou Windows no seu computador, você vai precisar do software chamado Genymotion. Ele já vem com alguns sistemas Android prontos para rodar na sua máquina, como as edições 4.1.1 e 4.2.2, que suportam a grande maioria dos aplicativos disponíveis. É possível emular as roms de dispositivos como Samsung Galaxy S4, Nexus 7, HTC One, entre outros.

Entretanto, o programa ainda está em fase beta, portanto, é possível que você enfrente alguns bugs na execução de aplicativos. Para fazer o download da aplicação, é preciso fazer um cadastro no site da empresa e selecionar qual edição você precisa: Linux, Mac ou Windows. É essencial que o computador possua o VirtualBox da Oracle instalado. Faça o download gratuito aqui.

Continua após a publicidade

Nos testes do Canaltech, o software funcionou sem problemas. Apesar da grande oferta de roms, as únicas que rodam aplicativos são as que têm "With Google Apps" no nome. As demais não possuem a loja virtual Google Play instalada.

Não é possíver games que dependem de movimentos no aparelho, como é o caso de Real Racing 3 - devido à ausência do acelerômetro, que permite controlar carros apenas movendo dispositivos móveis paraos lados, como um volante. Em nossos testes, não foi possível controlar veículo o mouse nem com o teclado, e curiosamente o carro fiou rodando em círculos quando a corrida começou. Já games que têm o formato "corrida infinita", como o Subway Surfers, Temple Run e Minion's Rush são ideiais para se divertir no computador.

Mas se seu objetivo é de fato jogar games no Windows, uma opção melhor de emulador Android é o BlueStacks, já que ele permite controlar jogos usando o teclado do seus personagens virtuais.